As pistas PCIe são conexões de alta velocidade entre sua CPU e outros componentes, como placa gráfica, dispositivos de armazenamento e placas de expansão. Eles permitem que os dados sejam transferidos de forma rápida e eficiente entre esses componentes. O número de pistas PCIe que sua CPU possui e a velocidade dessas pistas afetarão o desempenho de todo o seu sistema.
Veja por que as pistas PCIe são importantes: *
Desempenho gráfico: Sua placa gráfica precisa de muita largura de banda para processar todos os dados necessários para renderizar imagens. Se você possui uma placa gráfica de última geração ou planeja usar várias placas gráficas em SLI ou CrossFire, precisará de uma CPU com pistas PCIe suficientes para suportá-las.
*
Desempenho de armazenamento: Os SSDs PCIe podem oferecer desempenho muito mais rápido do que os SSDs SATA tradicionais. No entanto, para aproveitar ao máximo essa velocidade, você precisará de uma CPU com pistas PCIe suficientes para suportá-las.
*
Cartões de expansão: Você pode adicionar diferentes tipos de placas de expansão ao computador, como placas de som, placas de rede e placas Wi-Fi. Todas essas placas requerem pistas PCIe para funcionar.
O número de pistas PCIe que sua CPU possui é determinado por seu design. Algumas CPUs possuem apenas algumas pistas PCIe, enquanto outras possuem muitas. A velocidade das pistas PCIe também é determinada pela CPU. A maioria das CPUs atualmente usa PCIe 3.0, mas as CPUs mais recentes também oferecem suporte para PCIe 4.0. O PCIe 4.0 é duas vezes mais rápido que o PCIe 3.0, portanto pode fornecer desempenho ainda melhor para placas gráficas, dispositivos de armazenamento e placas de expansão.
Se você está procurando uma nova CPU, é importante considerar o número e a velocidade das pistas PCIe que ela possui. Isso o ajudará a garantir que seu sistema tenha o desempenho necessário para atender às suas necessidades.