Um POST (Power-On Self-Test), é uma série de rotinas que o firmware de um computador executa quando você o liga para verificar se os principais componentes do computador, como CPU, memória e armazenamento, estão funcionando corretamente. Se o POST não for bem-sucedido, o computador não iniciará e exibirá uma mensagem de erro ou um código de bipe.
Aqui estão algumas etapas para consertar um PC que não POST:
1. Verifique a fonte de alimentação:
Certifique-se de que a fonte de alimentação esteja conectada corretamente e que o cabo de alimentação esteja firmemente conectado ao computador. Se você tiver uma fonte de alimentação sobressalente, tente conectá-la ao computador para ver se isso resolve o problema.
2. Verifique a RAM:
Remova e reinsira os módulos de RAM em seus slots. Se você tiver mais de um módulo de RAM, tente remover todos, exceto um, e veja se o computador funciona. Se isso acontecer, adicione gradualmente os outros módulos de RAM, um por um, até encontrar o que está com defeito.
3. Reinicialize o BIOS:
Redefina as configurações do BIOS para seus valores padrão. Isso pode ser feito removendo a bateria CMOS da placa-mãe por alguns minutos ou usando o jumper de redefinição do BIOS.
4. Atualize o BIOS:
Se as etapas acima não funcionarem, tente atualizar o BIOS. Isso pode ser feito baixando o arquivo BIOS mais recente do site do fabricante e instalando-o em seu computador.
5. Substitua a placa-mãe:
Se nenhuma das etapas acima funcionar, é provável que a placa-mãe esteja com defeito e precise ser substituída.
6. Limpe o CMOS:
Limpar o CMOS pode ajudar a redefinir as configurações do BIOS e resolver quaisquer problemas que possam estar impedindo o POST do computador. Para limpar o CMOS, remova a bateria do CMOS da placa-mãe por alguns minutos antes de substituí-la.
7. Recoloque a CPU:
Se o computador não estiver fazendo POST, é possível que a CPU não esteja encaixada corretamente em seu soquete. Para recolocar a CPU, desligue o computador, desconecte-o da tomada elétrica e solte cuidadosamente a alavanca de retenção da CPU. Remova a CPU do soquete e inspecione os pinos em busca de danos. Limpe suavemente os pinos com um pano macio ou cotonete.
Reinsira a CPU no soquete, certificando-se de alinhar os pinos corretamente e, em seguida, recoloque a alavanca de retenção da CPU.
8. Verifique o ventilador da CPU:
Certifique-se de que a ventoinha da CPU esteja conectada corretamente à placa-mãe e girando livremente. Se a ventoinha da CPU não funcionar, a CPU superaquecerá, o que pode causar sérios danos ao computador.
9. Solução de problemas de conexões de hardware:
Certifique-se de que todos os componentes de hardware, como placa gráfica, disco rígido e quaisquer periféricos, estejam corretamente conectados à placa-mãe e devidamente fixados em seus slots.
Se você não conseguir resolver o problema sozinho, é melhor levar seu computador a um técnico de informática qualificado.