Aqui estão algumas etapas a serem seguidas quando falta energia em uma sala:
1. Determine a causa. A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o que causou a queda de energia. Isso o ajudará a determinar o melhor curso de ação. Algumas causas possíveis incluem:
- Um disjuntor desarmado
- Um fusível queimado
- Uma tomada ou aparelho com defeito
2. Verifique seu disjuntor ou caixa de fusíveis. Se a queda de energia afetar apenas um cômodo, é provável que o problema seja um disjuntor desarmado ou um fusível queimado. Verifique seu disjuntor ou caixa de fusíveis para ver se algum dos circuitos ou fusíveis disparou ou queimou. Se você encontrar um disjuntor desarmado, simplesmente coloque-o de volta na posição “ligado”. Se você encontrar um fusível queimado, substitua-o por um novo fusível do mesmo tamanho.
3. Verifique a tomada. Se a queda de energia afetar apenas uma tomada, é possível que a tomada esteja com defeito. Verifique se a tomada está conectada corretamente e se não há fios soltos. Se a tomada estiver solta ou danificada, pode ser necessário substituí-la.
4. Verifique o aparelho. Se a queda de energia afetar apenas um aparelho, é possível que o aparelho esteja com defeito. Verifique o plugue do aparelho para ter certeza de que está completamente conectado. Se o plugue estiver solto ou danificado, pode ser necessário substituí-lo. Você também pode precisar inspecionar os fios que conectam o aparelho à fonte de alimentação, se for um aparelho conectado. Se você suspeitar que o aparelho está danificado, desconecte-o e leve-o a um técnico qualificado.
5. Chame um eletricista. Se você não conseguir determinar a causa da queda de energia ou se não se sentir confortável em resolver o problema sozinho, chame um eletricista. Um eletricista será capaz de diagnosticar e resolver o problema com segurança e eficácia.