O processador central do computador esquenta enquanto ele está em uso. Como o processador aquece, sensores monitoram a temperatura subir, e se esses sensores detectam uma temperatura que está acima de um certo nível, o sistema de proteção térmica ativa . Um sistema de proteção térmica desliga toda ou parte das funções do processador central automaticamente para protegê-lo do derretimento , ardor ou outros danos causados pelo calor . Controles
Você pode alterar as configurações do sistema de proteção térmica. O sistema de proteção térmica está sob o controle do software de BIOS , que é o software básico que é executado quando você ligar o computador , antes de carregar um sistema operacional como o Windows ou Linux. O software de BIOS permite que você mude a temperatura em que o sistema de proteção térmica ativa .
Considerações
Alterar o limite do seu computador proteção térmica envolve um trade-off entre o desempenho e durabilidade . Se você quiser minimizar o risco de dano de calor para o processador central, você pode diminuir o limite de temperatura que ativa o sistema de proteção térmica . Isso pode aumentar o número de desligamentos inesperados que você experimenta , mas também pode prolongar a vida útil do seu computador porque ele experimenta menos estresse por calor. Danos causados pelo calor pode reduzir significativamente a vida útil do seu computador , sem produzir uma falha perceptível.
Hardware Baseado
Originalmente , os processadores centrais não precisam de um sistema de proteção térmica , mas recentes processadores consomem mais energia e realizar mais operações , de modo a proteção térmica é agora uma característica generalizada. Uma desvantagem de um sistema de proteção térmica hardware é que a adição de circuitos que monitoram constantemente a temperatura do seu processador realmente eleva a temperatura do seu processador em si , embora o efeito é pequeno em comparação com as outras atividades que o processador executa, diz um relatório de 2004 da Universidade de Virginia Departamento de Ciência da Computação. A adição de um sistema de proteção térmica hardware também aumenta o custo de fabricação de uma unidade de processamento central.
Software Baseada
Alguns computadores têm sistemas de proteção térmica de software. Um sistema de protecção térmica de software pode estimar o aumento de temperatura em toda a unidade de processamento central através da medição de contadores de desempenho do chip . Porque um sistema que utiliza sensores de hardware geralmente tem apenas alguns sensores no chip, um sistema de software pode ser capaz de fornecer uma melhor imagem das áreas específicas sobre o chip que está superaquecendo. Um computador também pode usar uma combinação de sistemas de protecção térmica de hardware e software .