Calibrar um multímetro digital é uma tarefa que pode variar do simples ao complexo , dependendo do tipo de medidor e suas especificações . Um kit de DMM construídos em casa , por exemplo, requer apenas um ajuste de tensão , enquanto um DMM de alta precisão como o Agilent 3458A deve ser calibrado com instrumentos igualmente precisos , com suas calibrações rastreáveis até o National Bureau of Standards . Coisas que você precisa
fonte de alimentação variável
Conhecido bom DMM DMM
calibrador
calibrador Resistência
Década capacitor
Show Mais instruções
1
Ajustar o potenciômetro solitária em um DMM kit que concordar com uma tensão conhecida como determinado por um outro multímetro digital. Nesses kits de baixo custo, o potenciômetro é o único componente ajustável.
2
Definir a referência de tensão na fonte de alimentação ajustável com a especificação do fabricante. Use o conhecido bom DMM para determinar a tensão , em seguida, conecte o medidor kit. Se a referência é 3,00 volts , por exemplo , ajustar o potenciômetro para ler 3.00 volts no visor. Estes medidores são simples, oferecendo apenas tensão, resistência e medições de corrente , todos eles dependem de um ajuste interno precisa de tensão . A precisão é geralmente não mais de centésimos de volts.
3
Teste as funções básicas de uma série DMM Fluke 80 , ligando o jack Volts - Ohms para a entrada mA. Rode o selector para Ohms . O display deve ler 1,000 kOhms mais ou menos 5 dígitos. O fusível 15A interna pode ser testada através da ligação da entrada Amps à tomada Volts - ohms, e o fusível de miliamperes menor ligando a entrada para a entrada de Amps mA . O sinal sonoro de aviso soará se os fusíveis são boas.
4
Teste as funções da chave rotativa , mantendo pressionado o botão RANGE ao girar o seletor de Desligado para Volts DC . Se o interruptor estiver bom , o display deve mostrar 0, -32 , -64 , -96 , -128 , -160 e -192 como o seletor gira de fora para a posição microamp . Você pode testar as funções básicas do medidor com uma ponta de prova , seguindo este procedimento.
5
Calibre a tensão AC com um calibrador de DMM . Na série Fluke 80 , isto envolve uma série de tensões de 350 milivolts a 900 volts , com frequências de 60 Hz a 20 KHz . Com o Fluke 83 e 85, o ajuste de tensão DC é definida pelo R21. Com uma entrada de 3,5 VDC , ajuste R21 para 3.500 + /- 1 milivolt no visor. Da mesma forma, com uma entrada de 3,5 Volt AC , ajuste R34 para 3,500 + /- 2 milivolts. Estas calibrações de tensão são o coração do DMM como todas as outras funções dependem de sua precisão.
6
Conecte o calibrador resistência para verificar a precisão da medição de resistência. Em 190 ohms, 19 Kohms , 1,9 M ohms, 19 M ohms e 100 M ohms , a resistência apresentada deve ser menos de 0,5 por cento do padrão . Do mesmo modo , o teste para a medição de capacitância parece estar dentro de 4 por cento dos padrões de condensadores de 1,0 , 0,47 , 0,047 e 4,7 microfarads . Os medidores da série Fluke 80 usar um micro- computador para calcular esses valores com base em medições precisas de tensão.