? Quando você compra um computador novo, você pode se surpreender ao saber que a capacidade do disco rígido é menor do que o anunciado , e que o computador não inclui um disco de sistema operacional. É comum que os computadores recém- fabricados para incluir uma partição oculta que contém os dados de recuperação do sistema . Este arranjo tem vantagens e desvantagens para o usuário final .
Identificação
Quando um computador tem uma partição de recuperação , a partição é normalmente escondido da vista no Windows Explorer. Isso é para evitar que o usuário exclua inadvertidamente arquivos de recuperação vitais do computador. Um computador que não inclui um CD de recuperação física ou DVD geralmente tem uma partição de recuperação oculta. Isso pode ser confirmado através da análise manual de instruções do computador ou usando o software de gerenciamento de partições , como o Partition Magic ou o utilitário de gerenciamento de disco do Windows.
Use
Para usar uma recuperação partição, um atalho de teclado deve ser usada como a inicialização do computador . A chave é diferente de um fabricante para outro , mas muitas vezes é F8 , F10 ou F11. Quando esta tecla é pressionada , o computador a partir da partição de recuperação, eo usuário é dada a opção para restaurar seu computador para as configurações originais de fábrica. Quando isso é feito , a partição primária do disco rígido é apagado , eo Windows está instalado a partir do zero . Todos os dados existentes na partição primária está perdido.
Benefícios
Um disco de recuperação pode ser facilmente perdida, e isso tem um péssimo hábito de acontecer quando se é mais necessário. Quando um computador tem uma partição de recuperação , todas as informações necessárias para restaurar um computador para as configurações originais de fábrica, fica com o computador em todos os momentos . No entanto, há que referir que esta também beneficia o fabricante; . Omitindo um disco de recuperação raspa uma pequena quantidade do custo de fabricação de cada computador
Inconvenientes
Ter a recuperação de dados em uma partição , em vez de um disco separado tem dois inconvenientes principais para o usuário final. A primeira é que uma partição de recuperação é inútil se o disco rígido falhar . Se o disco rígido do computador deve ser substituída , não haverá maneira de reinstalar o Windows , exceto com um disco de recuperação . Além disso, uma partição de recuperação pode consumir tanto quanto 2-3 gigabytes de espaço no disco rígido , o que não pode ser usado para qualquer outra coisa.
Prevenção
Para evitar ter que esperar por vários dias para um disco de recuperação para ser enviado no caso em que o seu disco rígido falhar , a maioria dos computadores com partições de recuperação tem uma opção para gravar as informações de recuperação em um CD ou DVD em branco. Isto deve ser feito imediatamente para que você sempre terá uma maneira de recuperar o computador, se for necessário fazê-lo.