Nos primórdios da computação casa , desfragmentar um disco rígido tinha seus riscos. O programa de desfragmentação pode mover arquivos importantes para o setor de inicialização do disco, ou o próprio disco rígido pode se desgastar com o uso . Discos rígidos de hoje e programas de desfragmentação não têm tais problemas, mas ainda há algumas coisas importantes a considerar antes de tentar desfragmentar o disco rígido . Sólido rígido State Drives
discos rígidos de estado sólido são projetados para que todos os dados sobre eles podem ser acessados ao mesmo tempo , sem atraso , independentemente de onde na unidade os arquivos estão localizados . Devido a isso, não há absolutamente nenhuma necessidade de sempre desfragmentar um disco rígido de estado sólido. Cada vez que um disco rígido é desfragmentado dados são gravados e re- escrito em cada setor do disco rígido. Em uma unidade de disco rígido de estado sólido , esses setores têm um limite teórico para o número de vezes que pode ser escrito . Este número é a na casa dos milhares , mas independentemente disso, desfragmentar um disco rígido de estado sólido encurta sua vida útil sem necessidade. O mesmo também é verdadeiro para pen drives e cartões de memória .
Comprimento
Embora não seja exatamente um perigo, um dos maiores problemas a serem considerados durante a desfragmentação de uma unidade é o quantidade de tempo que vai demorar. Discos muito grandes podem levar horas para desfragmentar , e usar o computador durante este período de tempo só vai fazer com que demore mais tempo ainda. Só desfragmentação quando você sabe que você pode ir sem o uso do computador por várias horas.
Falta de energia
A única maneira de desfragmentar o disco rígido pode danificar seu computador , hoje, é se a energia acabou durante o processo de desfragmentação . Se o programa de desfragmentação estava movendo um arquivo importante no segundo o poder saiu , esse arquivo pode ser corrompido e inutilizável. Se você mora em uma área que é suscetível a quedas ou interrupções de energia , comprar uma fonte de alimentação não interpretável antes de tentar desfragmentar seu computador.