No Microsoft Windows, você pode proteger arquivos e pastas usando vários métodos , incluindo a cifragem robusta governado por o Encrypting File System (EFS) . Embora , sem dúvida, respeitar a privacidade de outros usuários , assim como você espera que eles honrem o seu próprio, há certas situações , raros em que você pode precisar de tentar desbloquear um programa do Windows sem uma senha. Talvez o seu falecido tio manteve sua vontade atualizadas em seu disco rígido, ou você acha que seu filho está envolvido em um relacionamento perigoso. Ou talvez você só esqueceu sua senha. Existem algumas técnicas legítimas que você pode tentar que pode - ou não - dar acesso a um arquivo bloqueado . (Veja Referências 1) Instruções
Desbloquear um arquivo ou pasta
1
Tente descobrir a senha. Esta é a forma mais direta e menor tecnologia para acessar um arquivo bloqueado. Use o seu conhecimento sobre o titular da conta (ou você mesmo ) para fazer algumas suposições , incluindo apelidos , aniversários , nomes de celebridades , e combinações de iniciais e datas.
2
Ver todos os arquivos e pastas, incluindo aqueles marcados "escondido ". No Windows Explorer, selecione "Ferramentas ", "Opções de Pasta". Na guia " View" , em " Configurações avançadas ", escolha " Mostrar pastas e arquivos ocultos".
3
criptografia de pasta Cheque. Você poderia ter uma pasta contendo arquivos desbloqueados bloqueado . No Windows XP e mais tarde ", criptografia de pasta " é um equívoco, apenas os arquivos podem ser criptografados. Criptografia de pasta apenas define um atributo, que pode ser removido . Botão direito do mouse na pasta e clique em " Propriedades". Na guia "Geral" , clique em "Avançado " e desmarque a opção " Criptografar o conteúdo para proteger os dados " caixa de seleção . (Veja Referências 2)
4
Realizar técnicas avançadas. Você deve estar conectado com direitos administrativos completos. Para criar uma conta de administrador completo no Windows Vista, abra uma janela do prompt de comando elevado e digite " net user administrador /active: yes".
5
Alterar permissões para " Criador-Proprietário . " Este método é somente para usuários avançados ; incorretamente ajustar as configurações de segurança na unidade "C" poderia tornar o sistema inutilizável. Para exibir as permissões e heranças , no Windows Explorer , clique com o botão direito no arquivo ou pasta e selecione " Propriedades". Na guia "Segurança" , clique em " Avançado". Isto irá abrir a caixa de diálogo " Configurações avançadas de segurança " , onde você pode editar permissões especiais .
6
Ajustar permissões na linha de comando . Mais uma vez, este método traz um risco e é apenas para usuários avançados. Abra uma janela de comando elevado. No prompt de comando , digite " icacls filename, " onde " nome " é o nome do documento que você deseja acessar. O utilitário irá exibir uma lista de configurações e heranças de permissão do arquivo. O switch " /grant " , com um " f" do código, pode ser usado para dar a um usuário o controle total de um arquivo ou pasta . Por exemplo, " icacls charles planilhas /subvenções : f" dá Charles controle total da pasta " planilhas " . ( Para criar um arquivo de texto que lista todos os códigos e chaves para o utilitário icacls , tipo " icacls > arquivo.txt " , substituindo o nome correto para o arquivo de saída. )
7
descriptografar os arquivos . Se você tiver o Windows Vista Starter , Windows Vista Home Basic ou Windows Vista Home Premium , o EFS não é totalmente suportado , e você pode usar a " cifra " utilitário para descriptografar os arquivos . No prompt de comando , digite " cipher.exe /d".
8
Mova o arquivo para um volume diferente . Criptografia depende do sistema de arquivos NTFS. A maioria dos discos rígidos são formatados com o NTFS , mas mídias removíveis, como drives USB também pode ser formatado com FAT ou FAT32. De acordo com a Microsoft "Windows Vista: Inside Out ", mover um arquivo criptografado a partir de um volume de sistema NTFS para um volume FAT ou FAT32 irá remover qualquer criptografia. Para formatar o drive USB , use o gerenciamento de disco ( diskmgmt.msc ); clique com o botão direito no nome do volume no Windows Explorer, e escolha a opção " Format" , ou, para usar a linha de comando, digite " format /? " no prompt de comando para uma lista de opções disponíveis , em seguida, digite o comando apropriado . (Veja Referências 3)