Se você obtém ou não um vírus por enviar um e -mail para alguém que tem um depende de alguns fatores. Simplesmente receber um email de alguém com um vírus geralmente não infecta seu computador. No entanto, abrir anexos ou clicar em links dentro desse email
pode Seja perigoso.
Aqui está um colapso:
*
recebendo o email: Apenas receber um e -mail de uma pessoa infectada não fornece automaticamente o vírus. O email em si é apenas um mecanismo de transporte para dados.
*
Anexos: *
perigoso: Se o email contiver um apego malicioso (como um .exe, .zip, .doc, .xls, .pdf ou outro arquivo que explora vulnerabilidades), abrindo -o
pode infectar seu computador. Mesmo tipos de arquivos aparentemente inocentes podem ser perigosos se conter macros ou explorações.
*
seguro (potencialmente): Se o anexo for um arquivo de texto simples (.txt) e você o abrir em um editor de texto seguro (não um processador de texto), é altamente improvável que seja prejudicial. No entanto, exerça extrema cautela com qualquer apego que você não esperava.
* Links
: *
perigoso: Se o email contiver um link para um site malicioso, clicando nele
pode Infecte seu computador através de um download drive-by ou enganando você a inserir informações pessoais em um site falso (phishing).
*
seguro (potencialmente): Se o link é para um site conhecido e legítimo (por exemplo, uma fonte de notícias bem conhecida), geralmente é seguro. Mas sempre verifique o URL do link para garantir que ele corresponda ao domínio esperado. Passe o mouse sobre o link (sem clicar) para ver o URL real.
*
email para o cliente de segurança: Clientes de email modernos e filtros de spam geralmente possuem recursos de segurança embutidos que podem detectar e bloquear e-mails ou anexos maliciosos. No entanto, estes não são infalíveis.
*
Segurança do seu computador: Ter software antivírus atualizado e um firewall reduz significativamente o seu risco.
em resumo: *
receber um email geralmente é seguro. *
Abrir anexos e clicar em links pode ser muito perigoso. Melhores práticas: *
Seja suspeito: Seja muito cauteloso com os e -mails de remetentes desconhecidos ou e -mails que parecem fora de caráter de remetentes conhecidos.
*
Verifique: Se você receber um e -mail inesperado de alguém que conhece com um anexo ou link, entre em contato com um canal diferente (telefone, texto) para confirmar que eles realmente o enviaram e que é legítimo.
*
Anexos de varredura: Antes de abrir qualquer anexo, digitalize -o com seu software antivírus.
*
Verifique os links: Passe o mouse sobre os links para ver o URL real antes de clicar. Se parecer suspeito, não clique nele.
*
Mantenha seu software atualizado: Atualize regularmente seu sistema operacional, navegador da Web, cliente de email e software antivírus.
*
Use um filtro de spam forte: Verifique se o filtro de spam do seu provedor de e -mail está ativado e filtrando ativamente mensagens suspeitas.
*
Desconfie de urgência: Os e -mails de phishing geralmente tentam criar um senso de urgência para induzi -lo a agir rapidamente sem pensar.
Seguindo essas diretrizes, você pode reduzir significativamente o risco de obter um vírus por e -mail.