A diferença central entre um vírus e um hacker reside em sua natureza e intenção:
*
vírus: Um vírus é uma peça auto-replicante do código *malicioso *. Ele foi projetado para se espalhar, geralmente autonomamente, de um sistema para outro, geralmente causando danos ou interrupções no processo. Pense nisso como um vírus biológico, mas no mundo digital. Seu objetivo é normalmente replicar e infectar, geralmente com uma carga útil secundária (como roubo de dados ou dano do sistema) anexado. Atua * sem controle humano direto * após sua introdução inicial.
*
hacker: Um hacker é uma * pessoa * com habilidades técnicas avançadas que usam essas habilidades para obter acesso não autorizado a sistemas ou redes de computador. As motivações dos hackers variam muito:
*
Hackers de chapéu branco (hackers éticos): Use suas habilidades para melhorar a segurança, identificando vulnerabilidades antes que atores maliciosos possam explorá -las.
*
Hackers de chapéu preto (hackers maliciosos): Use suas habilidades para propósitos ilegais ou maliciosos, como roubar dados, vandalistas ou lançar ataques para ganho ou interrupção pessoal.
*
hackers de chapéu cinza: Cair em algum lugar no meio; Eles podem identificar vulnerabilidades, mas nem sempre as divulgam com responsabilidade ou podem usar suas descobertas para obter ganho pessoal sem causar danos significativos.
Em resumo:um vírus é um software; Um hacker é uma pessoa que pode * criar * e * usar * vírus ou empregar outros métodos para comprometer os sistemas. Um hacker pode implantar um vírus como ferramenta, mas o vírus em si não é um hacker. O vírus é a arma; O hacker é o portador.