Não, os produtos de limpeza do registro não podem reparar arquivos do Windows danificados por vírus ou outras causas. Os produtos de limpeza do registro se concentram principalmente no registro do Windows, um banco de dados que contém configurações e configurações do sistema. Embora um registro corrompido possa contribuir para a instabilidade do sistema, não é a causa direta de arquivos do sistema danificado. Vírus e outros problemas corrompidos diretamente ou excluem os arquivos.
Para reparar arquivos do Windows danificados, você precisa usar diferentes ferramentas e métodos, como:
*
verificador de arquivo do sistema (SFC): Esta ferramenta Windows interna digitam e tenta reparar arquivos do sistema corrompido. Execute -o de um prompt de comando elevado usando `sfc /scannow`.
*
Manutenção e gerenciamento de imagem de implantação (DISP): Esta ferramenta prepara a imagem do sistema para reparo, geralmente usada em conjunto com o SFC. Execute-o a partir de um prompt de comando elevado usando `Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth`.
*
Instalações de reparo do Windows: Esta é uma medida mais drástica que reinstala as janelas enquanto preserva seus arquivos pessoais.
*
software antivírus/anti-malware: Se o dano foi causado por malware, uma varredura completa e a remoção do malware é crucial.
Os produtos de limpeza do registro geralmente não têm a capacidade de acessar e reparar os arquivos de dados reais afetados por um vírus. Eles podem melhorar o desempenho geral do sistema, limpando as entradas obsoletas do registro, mas isso não corrigirá uma DLL corrompida ou um arquivo executável. De fato, o uso de um limpador de registro pode causar uma instabilidade adicional do sistema. Geralmente é recomendável evitar o uso de produtos de limpeza do registro, a menos que seja absolutamente necessário e use apenas os respeitáveis e bem revisados.