Se a exclusão de um vírus exclui o arquivo infectado depende de como o software antivírus está configurado e do tipo de infecção.
*
Alguns programas antivírus podem colocar em quarentena o arquivo infectado: Isso significa que o arquivo é movido para um local seguro, não excluído. Isso permite que você potencialmente restaure o arquivo mais tarde, se tiver certeza de que está limpo (após uma varredura completa). No entanto, geralmente é mais seguro excluí -lo.
*
Alguns programas antivírus podem excluir o arquivo infectado: Se o vírus estiver profundamente incorporado no arquivo ou no arquivo for considerado irrecuperável, o software antivírus poderá excluí -lo diretamente.
*
Alguns vírus podem ser tão profundamente incorporados que não podem ser facilmente separados do arquivo: Nesse caso, excluir o vírus significa excluir o arquivo inteiro.
Em suma, não há resposta única. A melhor abordagem é permitir que o software antivírus lide com o processo de remoção e revise seus logs posteriormente para ver que ação tomou. Se você tiver preocupações com a perda de dados, é sempre uma boa ideia fazer backup de arquivos importantes regularmente antes de executar uma varredura de vírus.