Substituir seu disco rígido quase certamente se livrará de um vírus,
mas apenas se o vírus estivesse residindo apenas naquele disco rígido. É crucial entender as nuances:
*
Sim, para a maioria dos vírus: A grande maioria dos vírus infecta arquivos e o sistema operacional no seu disco rígido. A substituição da unidade remove efetivamente os arquivos infectados e o sistema operacional, eliminando assim o vírus.
*
Não, se o vírus estiver em outro lugar: Se o vírus também infectar seu BIOS (improvável com malware moderno), uma unidade USB usada com frequência ou a rede a que você está conectada, a substituição do disco rígido não resolverá o problema. O vírus pode reinfectar o novo disco rígido depois de instalado. Isso é especialmente importante se a infecção foi o resultado de um setor de botas malicioso.
em suma: Substituir o disco rígido é uma maneira * muito eficaz * de remover a maioria dos vírus, mas não é uma solução garantida se outros componentes forem infectados. Você ainda deve executar uma varredura completa do seu sistema e tomar outras medidas preventivas após a instalação do novo disco rígido. É altamente recomendável uma instalação limpa do sistema operacional.