Existem várias razões pelas quais um Trojan pode não ser detectado por McAfee: 
 * 
 Trojan novo ou não detectado: Trojans estão constantemente evoluindo. Um Trojan muito novo pode ainda não ter sua assinatura no banco de dados de definição de vírus da McAfee. A McAfee conta com atualizações de suas definições de vírus para identificar novas ameaças. Se as definições não tiverem sido atualizadas recentemente ou o Trojan for excepcionalmente novo, poderá passar.  
 * 
 técnicas sofisticadas de ofuscação: Os autores de malware usam técnicas sofisticadas para ocultar seu código malicioso do software antivírus. Isso pode envolver a embalagem do Trojan em outros arquivos, usando o polimorfismo (alterando seu código para evitar a detecção) ou empregando a tecnologia Rootkit para ocultar sua presença no sistema. A McAfee pode não ser capaz de descompactar ou analisar o código de maneira eficaz o suficiente para identificar o Trojan.  
 * 
 Análise heurística Limitações: Embora o McAfee use análises heurísticas (analisando o comportamento de um programa para detectar atividades maliciosas), não é infalível. Um sofisticado Trojan pode se comportar enganosamente, imitando software legítimo para evitar desencadear alertas heurísticos.  
 * 
 Falso negativo: Embora raro, é possível que a McAfee possa identificar mal um programa benigno como um trojão, ou inversamente, não detecte um trojan real (um falso negativo). Isso é menos provável com software bem mantido e definições atualizadas, mas pode ocorrer.  
 * 
 falha do componente mcAfee: Raramente, pode haver um problema com o próprio McAfee - uma instalação corrompida, um componente com defeito ou software desatualizado - preventando -o da digitalização corretamente ou de detectar ameaças.  
 * 
 infecção por rootkit: Um rootkit pode ter comprometido o sistema até o ponto em que impede a McAfee de operar corretamente ou relatar suas descobertas.  
 * 
 O arquivo não é digitalizado: McAfee pode não ter digitalizado o arquivo que contém o Trojan. Talvez o arquivo tenha sido excluído da digitalização, ou a varredura não foi abrangente.   
 Para solucionar problemas:   1. 
 Atualizar mcAfee: Verifique se o seu software McAfee e suas definições de vírus estão completamente atualizados. 
 2. 
 Execute uma varredura completa do sistema: Execute uma varredura completa do sistema no modo de segurança (isso desativa muitos programas de inicialização que podem interferir na varredura). 
 3. 
 Execute uma segunda opinião: Use um programa antivírus respeitável diferente (como Malwarebytes, Bitdefender ou Kaspersky) para uma segunda opinião. Um segundo scanner pode detectar o Trojan que McAfee perdeu. 
 4. 
 Verifique se há Rootkits: Empregue uma ferramenta de detecção de rootkit dedicada. 
 5. 
 revisão McAfee Logs: Verifique os logs da McAfee para ver se existem erros ou avisos relacionados à varredura. 
 6. 
 Verifique se há arquivos de sistema comprometidos: Veja se os arquivos do seu sistema foram modificados com suspeita. Use um verificador de integridade de arquivo. 
 7. 
 Considere uma instalação limpa: No caso de suspeita de infecção grave, pode ser necessária uma reinstalação completa do seu sistema operacional.   
 Se você suspeitar de uma infecção por Trojan, mesmo que a McAfee não a detecte, é crucial agir. Ignorar uma possível infecção pode levar a sérias conseqüências, como roubo de dados, roubo de identidade ou dano ao sistema. Usando uma segunda opinião sobre o scanner é fortemente recomendado.