O phishing em si não danifica diretamente seu computador da maneira que um vírus ou malware o causa. É um ataque de engenharia social, o que significa que você engana * você * a fazer algo que danifica seu computador ou rouba suas informações. O dano vem das ações que você realiza * depois de * clicar em um link de phishing ou abrir um anexo malicioso.
Veja como o phishing pode afetar indiretamente seu computador:
*
infecção por malware: Os e -mails de phishing geralmente contêm links para sites que baixam malware no seu computador. Esse malware pode variar de KeyLoggers (gravando suas teclas, incluindo senhas) a Ransomware (criptografar seus arquivos e exigindo um resgate) para Spyware (monitorando sua atividade on -line).
*
Roubo de dados: Se você inserir suas credenciais de login (nome de usuário e senha) em um site falso que se parece com o site do seu banco ou e -mail, as informações da sua conta serão roubadas. Isso pode levar a roubo de identidade, perda financeira e compromisso de outras contas on -line se você reutilizar senhas.
*
Segurança do sistema comprometida: Os malware baixados por meio de um ataque de phishing podem enfraquecer a segurança do seu computador instalando backdoors, desativando o software de segurança ou criando vulnerabilidades que os invasores podem explorar.
*
violações de dados: Se as informações phishas forem armazenadas no seu computador, uma violação do seu sistema provavelmente levará à exposição de informações confidenciais.
*
desaceleração do sistema ou trava: O malware pode consumir recursos do sistema, levando a desacelerações, falhas ou até falhas completas do sistema.
Em resumo, o phishing não danifica diretamente diretamente o hardware ou o sistema operacional do seu computador, mas é um vetor para introduzir malware e comprometer seus dados, o que pode ter consequências devastadoras para o seu computador e sua vida pessoal.