Os vírus do estômago, que geralmente são causados por norovírus ou rotavírus, são espalhados pela rota fecal-oral. Isso significa que o vírus é passado das fezes infectadas (cocô) para a boca. Isso pode acontecer de várias maneiras:
*
contato direto com uma pessoa infectada: Isso inclui tocar uma pessoa infectada e depois tocar a boca, o nariz ou os olhos. As pessoas infectadas são mais contagiosas enquanto experimentam sintomas e por alguns dias depois.
*
alimentos ou água contaminados: Se a comida ou a água estiver contaminada com matéria fecal contendo o vírus, consumi -la pode levar à infecção. Esta é uma rota comum para surtos em restaurantes ou navios de cruzeiro.
*
tocando superfícies contaminadas: O vírus pode sobreviver nas superfícies por um período de tempo. Tocar uma superfície contaminada (como maçaneta, alça do vaso sanitário ou bancada) e depois tocar a boca, o nariz ou os olhos pode espalhar a infecção.
* gotículas respiratórias (menos comuns): Embora principalmente o oral fecal, algumas pesquisas sugerem que os norovírus também podem se espalhar pelo ar por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada vomita ou tem diarréia. Isso é menos comum que a rota fecal-oral.
É importante observar que mesmo uma pequena quantidade de partículas virais pode causar infecção e o vírus é altamente contagioso. Boas práticas de higiene são cruciais na prevenção da propagação de vírus estomacais.