Se o sistema restaurar um vírus em quarentena e seu sistema ainda estiver enfrentando problemas, isso significa que o vírus pode ter causado danos mais profundos do que a restauração do sistema poderia corrigir. Aqui está um colapso do que você pode fazer a seguir, começando com a abordagem mais conservadora:
1. Verifique a quarentena: *
Verifique o registro do sistema de restauração: Veja se o log mostra detalhes sobre quais arquivos estavam em quarentena. Isso pode fornecer pistas sobre o tipo de malware e onde pode ter aninhado. A localização do log varia de acordo com o sistema operacional (pesquise on -line para "[seu sistema] restaurar o local do log").
*
Verifique seu software antivírus/antimalware: Seu software de segurança deve ter sua própria área de quarentena. Revise -o para confirmar que os arquivos estão realmente isolados e veja se existem outros itens suspeitos.
2. Execute uma varredura completa do sistema: *
inicialização no modo de segurança: Isso inicia seu computador com drivers e programas mínimos, dificultando mais para o malware interferir na verificação. (Pesquise on -line por "[seu sistema operacional] no modo de segurança").
*
Execute uma varredura completa com seu antivírus: Deixe funcionar completamente, mesmo que demore horas. Não interrompa.
*
Use um segundo scanner de opinião: Faça o download de um programa anti-malware respeitável (como Malwarebytes, Hitmanpro ou Kit de Emergência da EMSISIOFT) de uma fonte confiável (seu site oficial) e execute uma varredura completa com ele. Isso geralmente detecta as coisas que seu antivírus principal pode perder.
3. Abordar questões persistentes: Se a digitalização não revelar mais ameaças, mas permanecerá problemas:
*
Verifique seus programas de inicialização: O malware geralmente se adiciona à inicialização. Abra seu gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+ESC) e vá para a guia "Startup". Desative qualquer coisa suspeita ou desconhecida.
*
Verifique suas extensões de navegador: Extensões maliciosas podem causar problemas. Revise e remova qualquer um que você não reconheça ou confie nas configurações do seu navegador.
*
Verifique se há processos incomuns: Procure seu gerente de tarefas para qualquer processo desconhecido que consome recursos significativos. Pesquise -os on -line para ver se eles são legítimos.
*
Redefinir seu navegador: Se os problemas do navegador persistirem (lentidão, redirecionamentos, etc.), considere redefinir o navegador em suas configurações padrão. Isso removerá extensões e personalizações que podem ser problemáticas.
*
verificador de arquivo do sistema (SFC): Execute o verificador de arquivo do sistema (pesquise on -line por "[seu sistema operacional] sfc /scannow"). Essa ferramenta verifica e repara arquivos do sistema corrompido.
*
Considere uma reinstalação limpa do Windows (ou seu sistema operacional): Este é um último recurso, mas se tudo mais falhar, uma instalação limpa limpará o disco rígido e reinstalará o sistema operacional do zero.
Lembre -se de fazer backup de dados importantes primeiro! Esta é geralmente a maneira mais eficaz de eliminar malware profundamente enraizado.
4. Procure ajuda profissional: Se você não estiver confortável, executando essas etapas ou o problema persiste depois de experimentá -las, considere entrar em contato com um serviço de remoção de TI qualificado de TI ou malware. Eles têm ferramentas e conhecimentos especializados para lidar com infecções complexas de malware.
Considerações importantes: *
Backup seus dados: Antes de tentar qualquer uma dessas soluções, faça backup de arquivos importantes para uma unidade externa ou armazenamento em nuvem. Isso protege seus dados se algo der errado.
*
Seja cauteloso dos sites que oferecem ferramentas de remoção de malware: Faça o download apenas de software de fontes confiáveis (sites oficiais).
*
Mantenha seu software atualizado: Atualize regularmente seu sistema operacional, software antivírus e outros aplicativos para patorar as vulnerabilidades de segurança.
Lembre -se de ser metódico e paciente. Corrigir uma infecção por malware pode levar tempo e esforço.