Spyware, vermes e vírus Trojan são formas de malware
. Veja como eles quebram:
*
malware (software malicioso): Este é o termo abrangente para qualquer software projetado para prejudicar ou se infiltrar em um sistema de computador.
*
cavalo de Trojan: Um tipo de malware que se disfarça de software legítimo. Geralmente, ele engana os usuários a baixar e instalá -lo e executa ações maliciosas, como roubar dados, instalar outros malware ou assumir o controle do sistema.
*
spyware: Este malware foi projetado para monitorar e coletar secretamente informações de um computador sem o conhecimento do usuário. Ele pode coletar pressionamentos de teclas, histórico de navegação, senhas e outros dados confidenciais.
*
Worm: Um tipo de malware que se replica e se espalha de um computador para outro, geralmente através de redes. Os vermes podem interromper o desempenho da rede, roubar dados e até assumir o controle de computadores infectados.
Diferenças -chave: *
Trojans: Depende da ação do usuário a ser instalada (por exemplo, clicando em um link malicioso ou baixando um arquivo aparentemente legítimo).
*
spyware: Concentra -se em coletar informações secretamente.
*
Worms: Pode se espalhar autonomamente através de redes, potencialmente infectando vários computadores sem intervenção do usuário.
Nota importante: Todas essas três formas de malware podem ser muito perigosas. É essencial estar ciente dos riscos e tomar medidas para proteger seu computador, como:
*
Instalando o software antivírus: Ajuda a detectar e remover malware.
*
Mantendo o software atualizado: Patches vulnerabilidades que o malware pode explorar.
*
sendo cauteloso sobre a abertura de anexos de e -mail e clicar em links: Estes podem ser vetores para malware.
*
Usando senhas fortes: Torna mais difícil para o malware roubar suas informações.