Se você suspeitar que tem um vírus Trojan, aqui está o que você deve fazer:
1. Desconecte -se da Internet: - Isso impede que o Trojan se comunique com seu servidor de comando e controle e se espalhe ainda mais.
2. Execute uma varredura completa do sistema com um antivírus respeitável: - Se você não tiver um, faça o download e instale um programa antivírus bem conhecido (por exemplo, Malwarebytes, Norton, McAfee, Bitdefender, Kaspersky).
- Verifique se está atualizado para as últimas definições de vírus.
- Execute uma varredura completa do sistema, que pode levar algum tempo.
3. Quarentena ou excluir arquivos infectados: - Seu antivírus provavelmente identificará e a quarentena ou excluirá arquivos infectados.
- Siga suas instruções com cuidado.
4. Alterar senhas: - Se o Trojan roubou quaisquer credenciais de login, altere as senhas para todas as contas afetadas (email, banco, mídia social etc.).
- Considere usar um forte gerenciador de senhas para obter uma melhor segurança.
5. Redefina o seu navegador: - Trojans pode alterar as configurações do navegador. Redefina o seu navegador para os padrões de fábrica para remover qualquer extensão ou configuração maliciosa.
6. Considere uma restauração completa do sistema: - Se o antivírus não remover completamente o Trojan, talvez seja necessário restaurar o computador para um ponto de backup anterior antes da infecção.
- Certifique -se de fazer backup de seus dados importantes antes de restaurar para evitar a perda de dados.
7. Digitalize dispositivos externos: - Digitalize quaisquer dispositivos externos (unidades USB, cartões SD) que podem ter sido conectados ao seu computador.
8. Entre em contato com suporte técnico: - Se você não conseguir remover o Trojan, considere entrar em contato com um serviço de suporte técnico respeitável para obter ajuda profissional.
9. Tenha cuidado no futuro: - Aprenda sobre os métodos comuns de infecção de Trojan (por exemplo, clicando em links maliciosos, baixando de fontes não confiáveis) e evite -as no futuro.
Considerações importantes: *
Fique calmo: Não entrar em pânico! As etapas acima podem ajudá -lo a remover o vírus Trojan.
*
backups: Faça backup regularmente de seus dados importantes para uma unidade externa ou armazenamento em nuvem. Isso o protege em caso de perda de dados devido a malware.
*
Mantenha o software atualizado: Atualize regularmente seu sistema operacional, software antivírus e outros aplicativos para patorar as vulnerabilidades de segurança.
Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma dúvida, não hesite em procurar ajuda profissional de um especialista em segurança cibernética ou profissional de TI.