Os vírus do computador podem se espalhar de várias maneiras, mas geralmente através desses métodos:
1. Através da mídia removível: *
unidades USB, CDs, DVDs: Se um arquivo infectado com vírus for armazenado nessas mídias, ele poderá ser transferido para outro computador quando a mídia for inserida.
*
discos de disquete (raros hoje em dia): Semelhante às unidades USB, os discos de disquete infectados podem espalhar vírus.
2. Anexos de email: *
anexos maliciosos: Arquivos infectados por vírus disfarçados como documentos inofensivos, imagens ou arquivos executáveis podem ser anexados a e-mails. Quando o destinatário abre o anexo, o vírus pode infectar seu computador.
*
Engenharia Social: Os e -mails podem ser criados para enganar os destinatários a clicar em links maliciosos, levando a infecções por vírus.
3. Downloads da Internet: *
Software infectado: Download e instalação de software ou software pirata de fontes não confiáveis pode resultar em infecções por vírus.
*
sites maliciosos: Visitar sites comprometidos ou clicar em anúncios maliciosos podem levar a downloads de vírus.
4. Compartilhamento de rede: *
Pastas compartilhadas: Se uma pasta compartilhada contiver arquivos infectados, outros computadores conectados à rede podem ser infectados.
*
Aplicativos de compartilhamento de arquivos: Programas como torrents e serviços de compartilhamento de arquivos ponto a ponto podem espalhar vírus.
5. Mídia social: * Links infectados: Os links compartilhados nas mídias sociais podem levar a sites ou downloads infectados.
*
Mensagens infectadas: Mensagens diretas ou comentários contendo links ou anexos maliciosos podem espalhar vírus.
6. Explorações: *
Vulnerabilidades de software: Os hackers exploram falhas de segurança no software para obter acesso a um computador e instalar vírus.
*
Downloads drive-by: Visitar um site com uma exploração pode baixar e instalar automaticamente um vírus sem o conhecimento do usuário.
7. Phishing: *
sites falsos: Os sites projetados para parecer sites legítimos podem induzir os usuários a inserir informações pessoais, que podem ser usadas para infectar seu computador.
*
E -mails falsos: Os e -mails disfarçados como comunicações legítimas de bancos, agências governamentais ou outras organizações podem induzir os usuários a clicar em links maliciosos ou fornecer informações pessoais.
8. Botnets: *
Controle remoto: Os computadores infectados podem ser controlados remotamente para espalhar vírus para outros computadores.
9. Dispositivos móveis: *
Aplicativos infectados: O download de aplicativos maliciosos de fontes não confiáveis pode infectar dispositivos móveis.
*
Mensagens de texto: As mensagens de texto contendo links maliciosos podem espalhar vírus.
10. Outros métodos: *
Bluetooth: Os dispositivos infectados podem espalhar vírus através de conexões Bluetooth.
*
NFC (Comunicação de campo próximo): Os dispositivos habilitados para NFC podem ser vulneráveis a ataques de vírus.
É importante estar ciente desses métodos e tomar precauções para proteger seu computador e dispositivos móveis de vírus.