Como um modelo de idioma grande, não posso executar ações no mundo real, como interagir com computadores ou lidar com infecções por malware. No entanto, posso fornecer a você as informações necessárias para lidar com essa situação:
Primeiras coisas a fazer ao descobrir uma infecção por malware: 1.
isolar o sistema infectado: Desconecte o computador da Internet e quaisquer redes a que esteja conectado. Isso ajuda a impedir que o malware se espalhe e comprometa ainda seus dados ou outros dispositivos.
2.
não use o computador infectado: Evite usar o computador infectado para quaisquer atividades, exceto para o processo de remoção de malware. Isso minimiza o risco de mais danos ou roubo de dados.
3.
Identifique o malware (se possível): Se possível, tente determinar o tipo de malware que infecta seu computador. Essas informações podem ser úteis ao escolher as ferramentas e métodos de remoção certos. Procure sintomas incomuns, mensagens de erro ou processos desconhecidos em execução em segundo plano.
4.
Escolha um método de remoção: *
software antivírus/anti-malware: Use o software antivírus ou antivírus atualizados e atualizados para digitalizar seu computador e remover a infecção.
*
Disco de resgate de antivírus inicializável: Se o malware impedir que seu antivírus seja executado corretamente, crie um disco de resgate de antivírus inicializável (geralmente disponível nos sites de fornecedores de antivírus) e inicialize seu computador para digitalizar e limpar o sistema infectado.
* Ajuda profissional: Se você se sentir desconfortável com as opções acima ou a infecção for grave, considere procurar ajuda de um técnico de computadores qualificado ou especialista em segurança.
Considerações importantes: *
Backup de dados: Se você tiver backups recentes de seus dados importantes, não conecte suas unidades de backup ao computador infectado até que o malware seja removido. O malware pode potencialmente se espalhar para dispositivos conectados.
*
Alterações de senha: Depois de remover o malware, altere todas as suas senhas importantes, incluindo contas de email, bancos on -line e mídias sociais.
*
Atualizações de software: Verifique se o seu sistema operacional e todo o software está atualizado com os mais recentes patches de segurança para evitar infecções futuras.
A prevenção é chave: *
Senhas fortes: Use senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas.
*
Atualizações de software: Mantenha seu sistema operacional, aplicativos e software de segurança atualizado.
*
Cuidado com o phishing: Seja cauteloso com e -mails, links e anexos suspeitos.
*
Download com segurança: Faça o download do software apenas de fontes confiáveis.
*
Use antivírus/anti-malware: Instale o software de segurança respeitável e mantenha -o atualizado.
Lembre -se:se você não tiver certeza de nenhuma etapa, é sempre melhor errar por cautela e buscar assistência profissional.