Existem várias maneiras de evitar a captura de um vírus de computador:
1.
Mantenha seu software atualizado. As atualizações de software geralmente incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas por vírus. Certifique-se de instalar as atualizações de software assim que estiverem disponíveis.
2.
Use um programa antivírus confiável e mantenha-o atualizado. Os programas antivírus verificam se há vírus em seu computador e podem removê-los, se encontrados. Certifique-se de usar um programa antivírus confiável e mantê-lo atualizado com as definições de vírus mais recentes.
3.
Tenha cuidado ao abrir e-mails e anexos. E-mails de phishing são e-mails que parecem vir de uma fonte legítima, mas na verdade são enviados por cibercriminosos para induzi-lo a abrir anexos maliciosos ou clicar em links maliciosos. Desconfie de e-mails de remetentes desconhecidos e nunca abra anexos ou clique em links de e-mails nos quais você não confia.
4.
Não baixe software de sites não confiáveis. Baixe software apenas de sites em que você confia. Evite baixar software de redes peer-to-peer (P2P) ou outras fontes não confiáveis.
5.
Use uma senha forte. Use uma senha forte com pelo menos 12 caracteres e que contenha uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Não use a mesma senha para várias contas.
6.
Esteja ciente dos ataques de engenharia social. Os ataques de engenharia social são golpes que induzem as pessoas a fornecer suas informações pessoais ou a clicar em links maliciosos. Tenha cuidado com telefonemas, e-mails e mensagens de texto de pessoas que você não conhece. Nunca divulgue suas informações pessoais a alguém em quem você não confia.
7.
Faça backup dos seus dados regularmente. Caso o seu computador seja infectado por um vírus, você pode restaurar seus dados a partir de um backup. Certifique-se de fazer backup de seus dados regularmente em um disco rígido externo ou outro local seguro.