1.
E-mail comercial indesejado (UCE) :este é o tipo mais comum de spam e refere-se a qualquer e-mail não solicitado enviado a um grande número de destinatários para fins comerciais. Isso pode incluir qualquer coisa, desde anúncios de produtos e serviços até esquemas para enriquecimento rápido e ofertas de testes gratuitos.
2.
Golpes de phishing :esses e-mails são projetados para induzir os destinatários a fornecer suas informações pessoais, como senhas ou números de cartão de crédito. Muitas vezes parecem ser de uma fonte legítima, como um banco ou agência governamental, mas na verdade são falsos.
3.
Malware :e-mails de spam também podem ser usados para espalhar malware, que é um tipo de software prejudicial que pode danificar seu computador ou roubar suas informações pessoais. Isso pode incluir vírus, worms, cavalos de Tróia e spyware.
4.
Correntes :são e-mails que solicitam aos destinatários que encaminhem o e-mail para um determinado número de outras pessoas. Eles costumam afirmar que você ganhará um prêmio ou terá boa sorte se o fizer, mas na verdade são apenas uma forma de os spammers coletarem endereços de e-mail.
5.
Hoaxes :são e-mails falsos ou enganosos criados para assustar ou chocar os destinatários e levá-los a realizar uma determinada ação. Freqüentemente, afirmam que existe um vírus por aí ou que um desastre natural é iminente.