Microsoft Visual Basic 6.0 é um ambiente de desenvolvimento para a construção de aplicações de negócios com diversas necessidades , incluindo acesso a dados. Visual Basic tem várias funções para consultar tabelas de banco de dados . Estas funções são métodos de classes de banco de dados construídos em Visual Basic. É uma questão simples de fazer uma consulta SQL em uma tabela em arquivo texto . Crie o banco de dados de texto
Você primeiro precisa criar a tabela de banco de dados de texto que seu programa Visual Basic será aberto e consulta. Crie um diretório chamado "C: \\ DB" e criar um novo arquivo de texto, simples no diretório chamado " MyTable.txt ". Abra o arquivo e inserir esses dados :
Título , Ano , DirectorStar Wars, 1977 , George LucasExcalibur de 1980 , John Boorman
Criar o projeto do Visual Basic
Feche o arquivo , abra " Visual Basic IDE " ( ambiente de desenvolvimento integrado ) e crie um novo projeto Standard EXE (File > New Project, EXE padrão) . Na janela de design do formulário , arraste um botão de comando na barra de ferramentas e soltá-lo no formulário. Dê um duplo clique no botão para entrar no evento Command1_Click , e digite este código em que sub-rotina :
Private Sub Command1_Click () Dim ConnectionText As New ADODB.ConnectionDim recordSetObj As New ADODB.RecordsetDim caminho As String
path = "C: \\ DB \\ "
connectionText.Open "Provider = Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source = " _ & caminho & "; prolongado Properties = 'text ; HDR = YES ; FMT = delimitado "
recordSetObj.Open " Select * From myTable.txt ONDE Ano = 1977; " , _connectionText , adOpenStatic , adLockReadOnly , adCmdTextDo Enquanto Não recordSetObj.EOFMsgBox recordSetObj (0) &" , " & recordSetObj ( 1) & "," & recordSetObj (2) recordSetObj.MoveNextLoop
End Sub
Executar o programa
Execute o programa pressionando " F5 ". Pressione o botão do formulário quando o formulário é exibido. Feche o programa e voltar ao ambiente de código para explorar e entender o código .
O método " connectionText.Open " estabelece a conexão com o banco de dados. Observe os vários pontos e vírgulas na cadeia de conexão . Esses personagens separar pares de campos que o motor de banco de dados Microsoft Jet precisa para se conectar ao banco de dados. Cada par é composto por um nome e um valor para esse nome , por exemplo, Provider , e Microsoft.Jet.OLEDB.4.0 . Outro par é Fonte de Dados e Path, onde o caminho indica a pasta (C: \\ DB ) sua tabela de banco de dados de arquivo de texto é armazenado dentro A Microsoft Jet Database Engine vê essa pasta como um banco de dados
O recordSetObj . . instrução Open faz a consulta real tabela SQL . Você pode visualizar esta consulta como abrir um conjunto de registros da tabela . Quando a instrução Open concluída, esse conjunto está contido no recordSetObj . O loop Do While caminha através de registros, utilizando o método MoveNext para passar de um conjunto para o próximo até que a condição EOF é alcançado.
Alterar a consulta
Experimente alterando a consulta SQL para incluir uma cláusula WHERE, por exemplo, ONDE Ano = 1977. Em seguida, crie o seu próprio banco de dados e consultá-lo usando este programa como um modelo .