Fluxogramas ajudar a explicar um processo , organizando as informações visuais e quebrando cada etapa ou elemento do processo em símbolos separados no gráfico. Você pode usar um fluxograma para documentar uma experiência científica . Cada parte do fluxograma experimental deve documentar os passos críticos da experiência, incluindo suas observações iniciais , hipótese, o que você fez para testar sua hipótese , os resultados, as explicações dos resultados e sua conclusão. Instruções 
 1 
 Desenvolver um conjunto de símbolos para o seu fluxograma . Por exemplo, os arquivos de Ciência da NASA sugere o uso de ovais para iniciar e parar pontos , hexágonos para observações , círculos de respostas, os diamantes para dúvidas ou pontos de decisão e retângulos para as etapas . 
 2 
 Desenhe o seu "Start" símbolo e descrever o experimento . Por exemplo, se o experimento é o crescimento da planta , você pode escrever : " Início: . Efeitos da luz no crescimento das plantas " 
 3 
 Desenhe outra seta a partir das observações a uma caixa de listagem de suas explicações e /ou uma caixa indicando a sua hipótese sobre as observações. 
 4 
 Desenhe uma seta da caixa de partida para uma segunda caixa de listagem de suas observações. Flechas Ramo de sua caixa de observação e escrever em suas observações iniciais sobre o experimento. 
 5 
 Conecte flechas de sua caixa de hipótese para os passos que você precisa tomar para provar ou refutar sua hipótese . Continue ligando caixas com setas em sua fluxograma para cobrir suas descobertas, as declarações de seus resultados , e uma conclusão final.