A maioria dos controles em Visual Basic tem uma função associada "click" , como Button1_Click para um controle de botão ou PictureBox1_Click para um PictureBox. Ao escrever código nestas funções de clique , o jogo pode responder a um evento de clique feito pelo jogador. Exemplos de jogos clicando incluem testes de múltipla escolha , jogos de cartas e quebra-cabeças . Você pode adicionar alguns outros elementos para o seu jogo de fornecer desafios adicionais, como uma pontuação e um temporizador. Isso irá manter seus jogadores a jogar mais e mais. Instruções
1
Abra o Visual Basic e começar um novo projeto. Clique duas vezes no controle " PictureBox " três vezes para adicionar três botões ao formulário , chamado de " PictureBox1 ", " PictureBox2 " e " PictureBox3 . " Clique e arraste cada um para alinhá-los horizontalmente no meio de a forma . Altere a propriedade BackColor de cada um para "vermelho".
2
Clique duas vezes no controle "Rótulo" duas vezes para adicionar " Label1 " e " Label2 " ao formulário. Arraste cada para que eles sejam alinhados verticalmente por baixo das três caixas de imagem . O rótulo superior irá exibir a pontuação do jogador . A etiqueta inferior mostrará o tempo restante do jogo.
3
Clique duas vezes no controle " timer " para adicionar " Timer1 " ao formulário. Como o próprio controle timer não aparece quando o jogo é executado, você não precisa de organizá-lo visualmente . Altere a propriedade enabled do controle para "true ". Altere a propriedade intervalo para " 100 ". Isso faz com que o temporizador irá diminuir o tempo restante do jogo a cada 10 de segundo.
4
clique duas vezes em uma área em branco no formulário para abrir a janela de código para a função " Form1_Load " . Digite o seguinte código:
Randomize () Label1.Text = " Resultado :" & scoreLabel2.Text = "Tempo restante :" & timegetNewColor ()
O primeiro linha, chamada a função " Randomize " , assegura-lhe criar um número aleatório cada vez que você precisa de um. A segunda e terceira linhas de mudar o texto para ambos os rótulos. A quarta linha chama uma função que você vai criar para mudar a cor da caixa quando o usuário recebe um ponto.
5
Coloque o cursor abaixo da declaração da classe. Digite o seguinte para declarar e inicializar as seguintes variáveis :
Dim pontuação Conforme o tempo inteiro = 0Dim As Decimal = 10,0
A primeira variável mantém o controle da pontuação usando um inteiro, que só permite que todo números. A segunda linha cria uma variável decimal para controlar o tempo restante no jogo . Os valores decimais permitem frações. Você pode alterar o tipo de dados para atender às suas necessidades ou também mudar inicializações para criar um jogo mais ou menos .
6
Coloque o cursor na última linha após o código existente. Digite o seguinte: Private Sub
getNewColor () num Dim Integernum = CInt (Int ( (3 * Rnd ()) + 1) ) Se num = 1 ThenPictureBox1.BackColor = Color.GreenElseIf num = 2 ThenPictureBox2 . BackColor = Color.GreenElseIf num = 3 ThenPictureBox3.BackColor = Color.GreenEnd IfEnd Sub
Essa função chama a função Rnd para mudar aleatoriamente uma das três caixas de imagens de vermelho para verde. Neste exemplo, a mesma caixa pode, teoricamente, repetir como a caixa verde mais de uma vez em uma fileira. Isto irá manter os jogadores de adivinhação.
7
Abra a função " PictureBox1_Click " . Digite o seguinte código:
Se PictureBox1.BackColor = Color.Green Thenscore + = 1Label1.Text = " Resultado :" & scorePictureBox1.BackColor = Color.RedgetNewBox ( ) End If
a primeira linha verifica se o usuário clicou PictureBox1 quando está verde. Se assim for , o jogo aumenta a pontuação do jogador por um, atualiza o rótulo de pontuação em conformidade, redefine PictureBox1 para o vermelho, em seguida, chama a função " getNewBox " para alterar uma das três caixas de vermelho para verde.
8
Abra a função " PictureBox2_Click " . Digite o seguinte código:
Se PictureBox2.BackColor = Color.Green Thenscore + = 1Label1.Text = " Resultado :" & scorePictureBox2.BackColor = Color.RedgetNewBox ( ) End If
< br > 9
Abra a função " PictureBox3_Click " . Digite o seguinte código:
Se PictureBox3.BackColor = Color.Green Thenscore + = 1Label1.Text = " Resultado :" & scorePictureBox3.BackColor = Color.RedgetNewBox ( ) End If
< br > 10
Abra a função " Timer1_Tick " . Digite o seguinte código:
If Not tempo = 0,0 Thentime - = 0.1Label2.Text = "Tempo restante :" & timeElseTimer1.Enabled = FalsePictureBox1.BackColor = Color.RedPictureBox2.BackColor = Color.RedPictureBox3 . BackColor = Color.RedLabel1.Text = "Sua pontuação final é :" & scoreEnd Se
A primeira linha verifica se o tempo do jogo expirou. Se não, ele diminui o valor de 0,1 e atualiza o rótulo de tempo. Se o tempo tiver expirado , o jogo desliga o timer, muda todo o PictureBox controles para vermelho e mostra a pontuação final do jogador .
11
Clique no botão " run" ou "F5 " para começar a jogar o jogo. O temporizador começa a contagem regressiva de 10 imediatamente e um dos três controles PictureBox é verde. Clique na caixa verde para marcar pontos até que o tempo se esgote.