Um diretório , também conhecido como uma pasta, é um recipiente virtual que pode armazenar arquivos e diretórios. Em alguns sistemas operacionais , como o Unix, um diretório é um tipo especial de arquivo que contém uma lista de seus subdiretórios. Embora possa parecer que as diferenças entre os sistemas operacionais faria a leitura do conteúdo de um diretório difícil, excelente biblioteca de funções do sistema de arquivos do PHP torna uma tarefa simples. A função " scandir " toma o caminho para um diretório e retorna seu conteúdo como uma matriz. Instruções 
 1 
 Crie um arquivo com a extensão ". Php " e abri-lo com um editor de texto, como o Bloco de Notas ou WordPad. 
 2 
 Escrever um segmento do PHP código que chama a função " scandir " do PHP e insere o resultado em uma nova variável. A função " scandir " assume o diretório de ler como seu parâmetro . A nova variável conterá agora o conteúdo do diretório como uma matriz. Aqui está o código completo : 
 
 $ directoryArr = scandir (' mypath /'); 
 3 
 Para remover o "." e " .. " elementos que aparecem na matriz, que representa os diretórios atuais e pais respectivamente , chamar a função " array_slice " do PHP para remover os dois primeiros elementos na matriz assim: 
 
 $ directoryArr = array_slice ( $ directoryArr , 2);