computadores usam um sistema numérico binário , que consiste em apenas dois números : 1 e 0. Binário pode ser utilizado para armazenar uma grande variedade de números de encadeamento bits individuais . Um exemplo muito comum é o sistema numérico hexadecimal , que usa quatro bits para representar dezesseis valores diferentes. Um sistema de numeração é menos comum octal , que utiliza três bits para representar oito valores diferentes , de 0 a 7 . Muitas linguagens de programação suportam o sistema de numeração octal. Por exemplo, em PHP você pode imprimir números em octal usando uma conversão simples. Coisas que você precisa
computador com servidor PHP ou um intérprete PHP on-line (consulte Recursos)
Mostrar Mais instruções
1
Comece seu programa PHP com a seguinte declaração :
< ? php
2
Declare uma variável numérica em PHP. Para utilizar o sistema de numeração octal, prefaciar todos os valores numéricos com um zero. Por exemplo, para armazenar o valor octal 77 em uma variável chamada x , você pode escrever o seguinte :
$ x = 077 ;
3
Adicione o número 1 a a variável x , e imprimir o resultado. O resultado não será 78, já que não há oitos em octal. O que acontece é a mesma coisa que acontece quando você adiciona 1 a 9 no sistema de numeração decimal. O resultado rola a 0, e um carry propaga -se para o próximo número em linha , dando-lhe 10. Com octal 77 + octal 1, o transporte se propaga até a casa das dezenas e rola para zero, e outra de transporte se propaga até a casa das centenas , dando-lhe octal 100. Para adicionar 1 à variável x e imprimir o resultado em octal , escreva o seguinte código PHP:
printf ("% o", $ x + 1);
4
Concluir seu programa PHP com a declaração abaixo : .
>
seu programa agora está pronto para ser testado em seu servidor PHP ou intérprete PHP on-line