Vi é um editor de texto antigo originalmente desenvolvido em 1976. Apesar de sua idade , continua a ser popular com muitos programadores e fãs do Linux para as poderosas ferramentas de manipulação de texto incorporada. Apesar de este poder, muitos novos usuários são levados longe dele por sua curva de aprendizagem em comparação com outros editores de texto. Para saber Vi, o melhor é mergulhar na direita e começar a trabalhar , escrevendo um script Perl simples no editor de texto Vi. Instruções
1
Inicie o editor Vi. No Windows , você deve ter uma opção no menu Iniciar para ele. Os usuários do Linux só precisa digitar " : vi " (ou " vim " ) em seus consoles. Os usuários do Mac OS X precisa abrir " Applications /Utilities /Terminal " e digite " vim. " Você será apresentado com o menu Vi. A primeira coisa importante a salientar é que Vi tem dois modos: modo de comando (também chamado de modo normal) e modo de inserção , e é importante lembrar que você está no modo em todos os momentos . Versões posteriores do Vi vai incluir um aviso na parte inferior da tela para informá-lo quando você está no modo " Insert" . Sempre que você começar a Vi, você sempre terá início no modo de comando .
2
Mudar o modo de inserção . Oito maneiras estão disponíveis para fazer isso , dependendo de como você deseja inserir o texto. O mais simples é simplesmente pressionando a tecla "i". Isso fará com que você insira texto na posição atual do cursor , exatamente como seria de esperar em qualquer outro editor de texto.
3
Digite o seguinte script Perl , como faria normalmente em um editor de texto :
use Net :: FTP
$ FtpClient = Net :: FTP- > new ( " ftpserver.com " )
$ FtpClient -> login ( " user "," pass " )
$ FtpClient - > quit
Você pode notar um problema: o autor deste script, muito acostumado a trabalhar em ruby, parou o ponto e vírgula no fim de cada linha . Isso precisa ser corrigido.
4
Hit " Esc" para sair do modo de inserção e voltar ao modo de comando. Pressione "A " para ir para o final da linha atual e entrar no modo de inserção . Pressione " ; " para inserir o ponto e vírgula . Agora clique em " Esc" novamente para sair do modo de comando.
5
Pressione a tecla "k" (ou a seta para cima ) para mover -se para a linha anterior . Pressione o botão " ". e este poderoso comando faz com que ele repita a mais recente série de ações (neste caso , "A" de comando e digite "; " ). Assim, não importa onde o cursor acaba na linha, a tecla " . " vai cuidar de tudo. Agora você pode usar "k " e " . " . para preencher rapidamente o código com os pontos e vírgulas faltantes
6
Salve seu trabalho , digitando " : w perl.pl. " Sair digitando " : . Q"