JavaScript serve como uma linguagem de scripting para a web. Os programadores podem usar JavaScript para formatar e publicar páginas da web com todos os tipos de conteúdo. Para publicar imagens e vídeos (ou qualquer formato de arquivo ) para a web, o programador deve fornecer JavaScript com a localização de um arquivo. Ela pode fazer isso em uma de duas maneiras: ou usando um caminho relativo ao nome do arquivo , ou o caminho absoluto do nome do arquivo no servidor. Caminhos relativos
Quando buscar um arquivo como uma imagem a partir do servidor , o programador pode usar o caminho relativo do arquivo somente se o arquivo JavaScript atual existe na mesma pasta, ou em uma pasta acima a imagem . Ou seja, o programador só pode usar o caminho " relativa" de um arquivo em relação à posição atual do arquivo JavaScript. Por exemplo, um arquivo JavaScript acessando uma imagem " image1.jpg " que existe no mesmo diretório poderia referenciar este arquivo apenas pelo seu nome , " image1.jpg " . Se " image1.jpg " existe em uma pasta chamada "imagens" que existe no mesmo diretório que o arquivo JavaScript, então o programa JavaScript poderia fazer referência a ela com o caminho relativo : " /imagens/imagem1.jpg " < . br>
Limites de caminhos relativos
caminhos relativos são limitados em que o arquivo de um programa JavaScript deseja acessar deve existir em relação ao JavaScript próprio arquivo . Isto significa que para um programa para acessar outro arquivo através de um caminho relativo, ele deve existir na hierarquia de arquivos acima o arquivo ele acessa , ou na mesma pasta . Se um programa JavaScript existe no " /users /home" ea imagem existe no "/documentos /imagens", entrando em um caminho relativo não vai funcionar porque o programa não existe em um diretório relacionado com o arquivo que ele acessa .
caminhos absolutos
caminhos absolutos , por outro lado, não têm essa restrição. Quando um programador fornece um caminho absoluto para um programa de JavaScript, não importa onde o programa existe em relação ao arquivo que ele acessa . O programa tem o caminho absoluto , o que significa que o programa sabe exatamente onde o arquivo existe no sistema de arquivos . Isso geralmente envolve mais trabalho por parte do programador, mas garante que o programa JavaScript pode acessar o arquivo .
Exemplos
O exemplo a seguir ilustra os caminhos relativos e absolutos em JavaScript. O código a seguir escreve HTML para o navegador que exibe imagens . A primeira linha mostra uma imagem , " image1.jpg " , o qual é relativo ao programa . A segunda linha exibe uma imagem, " image2.jpg " , usando um caminho absoluto . A terceira linha exibe a primeira imagem de novo, apenas usando seu caminho absoluto :