A linguagem tradicional de desenvolvimento de jogos tem sido C + + , devido à sua velocidade, mas Java vem ganhando espaço . A maioria dos jogos ainda são escritos em outras línguas , mas Java tem visto alguns lançamentos de alto perfil , especialmente quando o jogo foi criado por desenvolvedores independentes , e tem algumas ferramentas poderosas pronto para os desenvolvedores a usar. Vantagens para Desenvolvimento de Jogos
De longe , maior vantagem do Java, dentro e fora do desenvolvimento do jogo, é que ele foi projetado desde o início para ser uma linguagem multi-plataforma . Jogos escritos em Java requerem pouca ou nenhuma modificação para executar qualquer sistema que suporta o motor runtime Java. Isso inclui não apenas computadores com Windows , Mac e Linux , mas também muitos telefones celulares e outros dispositivos. Jogos escritos em Java pode mesmo funcionar dentro janelas do navegador . Java também é uma linguagem madura e não é mais propenso a revisões dramáticas e quebra - projeto que ainda ocorrem em linguagens mais recentes, como Python e Ruby. Finalmente, em relação a C + + , Java é uma linguagem mais fácil de aprender e usar bem .
Desvantagens para desenvolvimento de jogos
Java tem algumas desvantagens . Programas Java requerem a instalação de uma máquina virtual Java no computador que irá executar o jogo, e muitos computadores não vêm com Java instalado por padrão. Ele também é um pouco mais lento do que a linguagem tradicional de desenvolvimento do jogo, C + +, Java e que faz uma má escolha para os jogos que querem empurrar o estado da arte da performance gráfica. Finalmente , uma vez que C + + e não Java tem sido a língua franca do desenvolvimento de jogos ao longo de décadas , muitas bibliotecas padrão da indústria e ferramentas como o DirectX e OpenGL são projetados para suportar C + + , em primeiro lugar e só Java como uma reflexão tardia , se em tudo. < Br >
Engines jogo
O lançamento oficial do Java vem com suporte para todas as ferramentas que são necessárias para o desenvolvimento do jogo , como Java2D e Java3D , mas jogos Java comerciais como tribal Trouble e Minecraft são escritos em vez com uma biblioteca de jogos mais dedicado. Opções para motores de jogo Java incluem o Java Gráficos Biblioteca Leve ( LWJGL ) , uma ligação direta com a biblioteca gráfica OpenGL eo motor de jogo Slick , um motor para escrever jogos 2D que utiliza o LWJGL . Outra opção é o jMonkeyEngine , também baseado em OpenGL , mas também integrado com o Bullet Physics Biblioteca ea biblioteca NiftyGUI .
Comerciais jogos desenvolvidos em Java
Um número de jogos comerciais têm sido desenvolvidos em Java . O popular jogo de construção sandbox Minecraft foi escrito usando Java com LWJGL , bem como Tribal Trouble , um jogo de estratégia 3D em tempo real, no qual o jogador deve guiar vikings e índios em suas batalhas contra os outros. Poisonville , um jogo massivo multiplayer online papel playing desenvolvido em conluio com a revista Playboy , foi desenvolvido utilizando jMonkeyEngine . Também desenvolvido com jMonkeyEngine é Grappling Hook, um em primeira pessoa jogo de ação.