Linguagens de programação são usados para converter uma série de instruções codificadas em um programa executável . Os detalhes específicos de uma língua têm um grande impacto sobre a forma como a língua é utilizada. Se você quer começar a programação , é importante entender as diferenças básicas e semelhanças entre as línguas tradicionais. Um bom lugar para começar seria para dar uma olhada de lado- a-lado em Java e C. Sintaxe
A sintaxe de Java e código C é notavelmente semelhante em determinadas situações. Por exemplo, declaração do tipo de dados primitivo , instruções de controle de fluxo , e até mesmo algumas funções da biblioteca têm sintaxe quase idêntico entre C e Java. Ambas as línguas usam chaves para particionar código em blocos. Este recurso define uma linguagem como sendo baseada em C . Além de Java e C, outras linguagens baseadas em C incluem C + + , C # , PHP, e D.
Object Oriented vs Imperativo
Idiomas são freqüentemente escrito com um paradigma de programação específico em mente. Esses paradigmas moldar a linguagem e pode impor restrições sobre o que é possível de acordo com esse idioma. A linguagem de programação Java é basicamente uma linguagem orientada a objetos, enquanto a linguagem C é principalmente uma linguagem imperativa . Os programadores podem encontrar maneiras de contornar esses vieses paradigmáticos internos. Por exemplo, um programador chamado Bjarne Stroustrup expandiu C em uma linguagem orientada a objeto quando ele inventou C + +. Programas imperativo concentrar em declarações que alteram o estado de um programa. Programas orientados a objetos foco no design e interação entre os objetos , que são combinações lógicas de dados e funções
Coleta de Lixo versus gerenciamento de memória manual
. Um programa de computador pode alocar memória para armazenar dados. Quando estes dados já não é necessário , que deve ser retornada para o sistema operativo . Se a memória não for devolvido , ocorrem vazamentos de memória e pode prejudicar o desempenho. Com o Java , os dados não utilizado é automaticamente devolvida através de um componente de coleta de lixo do Java Virtual Machine ( JVM) . Com C , a memória deve ser devolvido manualmente.
Bytecode Java vs binários compilados
Quando um programa Java é compilado, o resultado final é Java bytecode . Bytecode Java é executado em uma JVM , permitindo a qualquer computador com uma JVM para executar bytecode Java . Com C , o código fonte é compilado para binários específicos da máquina que só são compatíveis dentro de uma faixa estreita de arquiteturas. Portando programas em C para outras arquiteturas exige o código fonte para ser recompilados , e muitas vezes parcialmente reescrito , para acomodar os novos requisitos de hardware.