A linguagem de programação Java fornece exceções para permitir que programas para lidar com eventos que não estão dentro de execução normal. Exceções podem surgir em muitas situações, como por exemplo erros de entrada e saída , que às vezes ocorrer se um programa tenta ler dados de uma fonte externa, mas não consegue encontrá-lo . Usando exceções , os programadores podem criar aplicações Java que são capazes de lidar com várias situações. Padrão
A linguagem Java fornece uma gama de tipos de exceção padrão projetados para uso em diferentes situações. Em alguns casos , o próprio Java joga essas exceções , mas você pode optar por lançar manualmente as exceções dentro de seu código de programação se este é o caso. Tipos de exceção padrão em Java estender a classe Exception pai. Classes de exceção comuns incluem IOExceptions , acionada quando as operações de entrada ou saída dar errado.
Personalizado
Você pode criar suas próprias classes de exceção em Java , se você precisar de funcionalidade específica implementada dentro los . Você pode criar uma classe que estende a classe Exception usando a seguinte sintaxe :
public class SpecialException estende Exception
Muitas vezes não é necessário para criar suas próprias classes de exceção , como a linguagem Java fornece acesso para muitos objetos de exceção especializadas como padrão.
Throwing
Se um programa Java encontra certas questões, como a tentar ler um arquivo que não pode ser encontrado , o próprio Java irá lançar automaticamente uma exceção. Nesses casos , os desenvolvedores só precisam lidar com as exceções. No entanto, em outros casos , os programadores podem querer lançar uma exceção explicitamente dentro de um programa . Por exemplo, se você criar uma classe dentro de um aplicativo Java e quer que os parâmetros do construtor para obedecer a determinados requisitos, você pode optar por lançar uma exceção se estas condições não forem satisfeitas. Para lançar uma exceção , os programas podem usar a seguinte sintaxe:
lançar novo SpecialException ();
verificado
Em Java, exceções ou são verificados ou desmarcada. As exceções verificadas são mais fáceis de lidar , enquanto você estiver desenvolvendo um aplicativo Java , especialmente se você está programando em um Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Isso ocorre porque a maioria das IDEs pedir-lhe para corrigir áreas de código em que você não tenha manipulado exceções verificadas . Por exemplo, se você programa em um IDE e incluem uma seção onde o código lê a partir de uma fonte de dados externa , mas não fornecem " tentar" e blocos de "pegar" para lidar com todas as exceções , o IDE não pode compilar o programa até que você tenha feito isso.
desmarcado
código Java que introduz a possibilidade de uma exceção não verificada será capaz de compilar e executar . Como um desenvolvedor , você só são susceptíveis de descobrir exceções não verificadas durante a execução. Um exemplo comum de uma exceção não verificada é " ArrayIndexOutOfBoundsException " , que ocorre quando um programa tenta ler a partir de uma posição de conjunto inválido. Exceções não verificadas são normalmente sintoma de erros de lógica , de modo que muitas vezes surgem durante o teste e depuração.