Programação orientada a objeto é uma forma de programação que se concentra nos objetos ou dados , ao invés do procedimento de manipular os dados. Enquanto COBOL é uma linguagem mais velho, e não visto como moderno o suficiente para usar as técnicas de programação orientada a objeto , não é apenas possível, mas benéfico para usá-los. Reduz dados duplicadas . Além disso, ele pode ajudar a diminuir o tempo de processamento e servidor cargas se usado corretamente. Leia mais para aprender mais. Instruções 
 um 
 Decida exatamente o que o programa precisa fazer, a fim de começar a trabalhar com programação orientada a objeto em COBOL. Definir o que os dados de entrada que vai ser usado , e que a saída de dados é desejada . 
 2 
 Identificar todos os objectos que são necessários no programa . Um objeto é qualquer dado que é necessário , a fim de obter o resultado relevante do programa. Um objeto é manipulado ao longo do programa para produzir os resultados desejados. 
 3 
 Generalizar objetos como classe. Em outras palavras, uma instância de uma classe é um objeto. Um exemplo disto seria uma classe definida como camisas . Uma instância de uma classe pode ser uma camisa de manga curta , camisa de manga comprida , regata ou qualquer outra camisa . 
 4 
 Definir as seqüências lógicas que podem manipular a classe . Trata-se de cálculos ou mudança de formatos que podem alterar a classe e é objetos. 
 5 
 Projeto e definir interfaces para enviar e receber mensagens. Estas interfaces permitem tanto ao usuário enviar e receber mensagens com o programa, e permite que o programa para enviar e receber mensagens dentro de si.