banco de dados do IBM DB2 utiliza um Centro de Controle gráfico que permite que os programadores e administradores de banco de dados para alterar as configurações de banco de dados e consultas SQL e comandos de edição sem a necessidade de uma interface de linha de comando no Windows . A opção especial " Editor de Comandos " dentro do Centro de Controle permite alterar uma ou mais instruções SQL salvas de forma rápida e facilmente. Ele também exibe os resultados das consultas editados , para que você saiba se você está no caminho certo com a atualização do código SQL. Instruções 
 1 
 Clique em "Iniciar ", clique em "Todos os Programas " e clique na pasta " IBM DB2 " . Clique em " Centro de Controle" para iniciar o programa principal. 
 2 
 Clique em " Centro de Controle" na barra de menu superior e clique em " Editor de Comando " ou clique em " Editor de Comandos " nas abas abaixo da linha de ícones na parte superior da tela . 
 3 
 Clique na aba " Comandos" se já não estiver selecionado. Conecte-se ao banco de dados do alvo desejado a partir da lista drop-down -alvo. A aba " Resultados da Consulta " mostrar os resultados de uma única consulta SQL editado e na aba " Plano de Acesso " mostra o caminho percorrido por essa consulta para obter os dados fornecidos. 
 4 
 Clique no ícone do relógio de sol para abrir a janela de história que exibe todas as consultas SQL executados recentemente . Clique uma consulta para abri-lo para edição. 
 
 Você também pode clicar no ícone "Open File" para abrir um arquivo contendo consultas e procedimentos armazenados SQL . Selecione o arquivo desejado na caixa de diálogo pop -up e clique em "Abrir " O SQL salvo aparecerá na seção "Comandos" do notebook, onde você pode , em seguida, editar e salvar as alterações para o SQL.