Fortran é uma linguagem de programação de computadores usados principalmente na matemática e engenharia . Como outras linguagens procedurais , é amplamente estruturada em torno da criação e repetido uso de conjuntos de instruções chamados de " funções " e " sub-rotinas ". Em Fortran estes dois tipos são distintas - principalmente diferente em que as funções de produzir apenas um valor como resultado, enquanto sub-rotinas podem produzir muitos. Basics
Funções e sub-rotinas são semelhantes em que ambos são conjuntos de instruções que são dadas nomes para que eles possam ser " chamado " e executado a partir de qualquer ponto no seu código. FORTRAN vem com um conjunto de funções pré-escritas projetados para executar operações matemáticas como encontrar uma raiz quadrada ou um valor absoluto, de modo que em vez de ter que escrever todos os passos de uma tal operação cada vez que eles são necessários , um programador pode simplesmente chamar a função relevante e dar-lhe tudo o que ela quer de entrada . Além dessas funções embutidas , um programador pode escrever suas próprias funções e sub-rotinas para realizar quaisquer operações que considera útil .
Funções
Uma função em Fortran é um processo que leva um ou mais valores de entrada e produz um valor de saída . Por exemplo, a função SQRT Fortran padrão encontra a raiz quadrada da sua entrada e retorna o resultado como saída:
X = SQRT (A + B)
Esta declaração envia o valor "A + B " - o resultado da soma dos valores nas variáveis a e B - para a função SQRT , e atribui o resultado à variável X . Se A tinha um valor de 3 e B tiveram um valor de 1 , por exemplo, a afirmação acima seria atribuir um valor de 2 para X - a raiz quadrada de 3 +1
< br. > Funções multi- variável
Funções
pode levar mais de uma variável como entrada. A função MAX , por exemplo, retorna o valor mais alto entre aqueles que é dado , então :
M = MAX (X, Y , Z, 10)
atribuiria a M consoante o que for maior dos valores de X , Y e Z - , a menos que todos os três valores são inferiores a 10 , caso em que a função retorna " 10 ", a ser atribuído a M.
Subroutines
enquanto as funções retornar apenas um valor - de tal modo que a frase " SQRT ( 4 ) " é funcionalmente equivalente ao número " 2 " , e pode ser utilizado em expressões matemáticas apenas como " 2 " seria - subrotinas pode retornar vários valores , e não pode ser utilizado em expressões . Em vez disso , as rotinas são simplesmente executado com o comando CALL , assim:
CHAMADA TOTAL ( 1,2,3 , SUM)
Este executa uma sub-rotina chamada TOTAL e envia- os números 1, 2 e 3 , e a soma variável . A própria rotina TOTAL pode ter esta aparência :
TOTAL SUBROUTINE (X, Y , Z, S)
REAIS X , Y, Z , S
S = X + Y + Z
DEVOLVER
END
A primeira linha aqui define a sub-rotina : ele é chamado TOTAL , e espera que quatro valores quando é chamado, o que ele atribui às variáveis X , a segunda linha Y , Z , e S. declara destas quatro variáveis como números reais , a terceira linha define S ao valor combinado de X , Y , e Z , e a terceira linha salta para fora do sub-rotina e retorna para o ponto no código em que foi chamado. No caso da linha de chamada acima , total seria atribuir valores de 1 , 2 , e 3 para X , Y , e Z , e depois atribuir o total de - 6 - para S , o que corresponde a variável SUM na chamada linha. O efeito do " TOTAL CALL ( 1,2,3 , SUM) " linha , portanto, será a de definir a variável SUM a 6.