O que traduz código em palavras (ou, com mais precisão, em instruções que um computador pode entender) é um compilador
ou um
intérprete .
*
compilador: Um compilador traduz todo o código-fonte (escrito em um idioma de alto nível como C ++, Java ou GO) em código de máquina (instruções de baixo nível específicas para o processador do computador) de uma só vez, * antes de * o programa ser executado. O código da máquina resultante é então executado diretamente pelo computador.
*
Interpretador: Um intérprete traduz e executa a linha de código -fonte por linha. Ele não cria um arquivo de código de máquina separado. Em vez disso, lê cada linha, traduz -a em instruções e executa essas instruções imediatamente. Python e JavaScript são exemplos de idiomas que normalmente usam intérpretes.
Tanto os compiladores quanto os intérpretes alcançam o mesmo objetivo:transformar o código legível pelo homem em uma forma que o processador do computador pode entender e executar. No entanto, eles fazem isso usando abordagens diferentes. A escolha entre um compilador e um intérprete depende de fatores como o design da linguagem de programação, os requisitos de velocidade de execução e as necessidades de depuração.