Existem dois tipos de sistema multiprocessador: 1. Multiprocessador Simétrico (SMP)
2. Multiprocessador Assimétrico (AMP)
Abaixo está a breve explicação:
1. Multiprocessador Simétrico (SMP) - No multiprocessamento simétrico, todos os processadores estão conectados a uma memória e canais de entrada/saída comuns.
- Todos os processadores têm igual acesso à memória e podem executar instruções de qualquer parte da memória.
- Os sistemas SMP são frequentemente utilizados para aplicações computacionais de alto desempenho, como simulações científicas e renderização de vídeo. Cada processador em um sistema SMP pode trabalhar em uma parte diferente de um problema, o que pode acelerar significativamente o tempo de cálculo.
- Como todos os processadores são iguais num sistema SMP, não há necessidade de atribuir tarefas específicas a processadores específicos. O sistema operacional pode simplesmente alocar tarefas aos processadores conforme necessário, e os processadores podem trabalhar nelas em qualquer ordem.
2. Multiprocessador Assimétrico (AMP) - No multiprocessamento assimétrico, os processadores não são todos iguais. Esse tipo de sistema geralmente possui um único processador primário que lida com a maioria das tarefas de processamento e, em seguida, um ou mais processadores secundários que auxiliam o processador primário em tarefas menos importantes.
- Em alguns casos, os processadores secundários podem ser dedicados a tarefas específicas, tais como cálculos de entrada/saída ou de ponto flutuante.
- Os sistemas AMP são frequentemente usados para aplicações de servidores e estações de trabalho. O processador primário pode cuidar das tarefas mais importantes, enquanto os processadores secundários podem cuidar das tarefas menos importantes, liberando o processador primário para se concentrar nas tarefas mais importantes.
- Num sistema AMP, o sistema operacional deve atribuir tarefas específicas a processadores específicos. O sistema operacional deve levar em consideração as capacidades de cada processador ao atribuir tarefas.