A biblioteca padrão C + + inclui uma série de funções e estruturas para ajudar os programadores a lidar com o tempo em suas aplicações. Neste tutorial , você criará um chamado Relógio classe C + + , que servirá como um invólucro simples em torno dos time_t e tm estruturas usadas pela biblioteca de tempo de C, e incluem um programa de exemplo simples que irá usar essa classe relógio para a saída a hora do sistema para o console . Coisas que você precisa
C + + Compiler
biblioteca C + + padrão
editor de texto ou C + + IDE
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Criar seus arquivos. Este programa vai pedir três arquivos : um arquivo de cabeçalho clock.h para definir a classe Relógio, um C + + arquivo clock.cpp fonte para definir a implementação da classe Relógio, e, finalmente, um programa simples exemplo usando esta classe em main.cpp .
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Definir a classe do Relógio. . Abra o arquivo de cabeçalho clock.h e definir a estrutura da classe Relógio , digitando o seguinte código nele
# ifndef _CLOCK_H # define _CLOCK_H
classe Relógio {public : int getHours () , int getMinutes (); int getSeconds ( );
std :: string getTime ();
Clock ( ); privado : };
# endif /* _CLOCK_H * /Tablet
a classe foi definido como tendo quatro grandes funções (além do construtor do Relógio ()). Os getHours , getMinutes e funções getSeconds irá recuperar cada parte diferente do tempo do tempo + biblioteca C + padrão , usando a hora atual do sistema como seu guia. A função getTime () formata -los em um padrão HH : MM: . Corda SS , como você está acostumado a ver em relógios digitais
O ifndef , definir e etiquetas endif são opcionais , no entanto , é uma boas práticas para entrar em usá-los . Quando a construção de grandes projetos , incluindo estas tags irá garantir que um determinado arquivo de cabeçalho é carregado na memória apenas uma vez. Isso reduz o risco de erros de dependência circular , e fazer um hábito de sempre incluí-los em novos arquivos de cabeçalho agora você vai economizar muitas dores de cabeça mais tarde abaixo da estrada.
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Implementar a classe Relógio . Abra o arquivo clock.cpp e implementar todas as funções que você definiu no seu arquivo de cabeçalho digitando os seguintes :
# include # include # include " relógio. h "
Relógio :: clock ( ) {}
int Relógio :: getHours () { segundos time_t = tempo (NULL) ; struct tm * timeinfo = localtime (& segundos ); retorno timeinfo -> tm_hour ; }
int Relógio :: getMinutes () { segundos time_t = tempo (NULL) ; struct tm * timeinfo = localtime (& segundos) ; retorno timeinfo -> tm_min ;
}
int Relógio :: getSeconds () { segundos = tempo (NULL) ; time_t struct tm * timeinfo = localtime (& segundos); retorno timeinfo -> tm_sec ;
} < br >
std :: string :: Relógio getTime () { tempo std :: string; std :: stringstream fora, fora << getHours () ; time = out.str (); out.str ("" ), tempo + = " :"; fora << getMinutes (); tempo + = out.str (); out.str ("") , o tempo + = " :"; fora << getSeconds () , o tempo + = out.str (); tempo voltar ;
}
Começando no topo é o construtor , Relógio (). Esta é uma classe muito simples, por isso não há necessidade de fazer nada de especial aqui, então o construtor é deixado vazio.
Seguida, estão os getHours , minutos e segundos funções . Estas funções recuperar o tempo local, medido em segundos , GMT , desde janeiro de 1970 na maioria dos computadores , converte-o a estrutura tm fornecidas pelas bibliotecas C + +, e, finalmente, recupera as horas, minutos e segundos fora deste valor em um humano legível formulário.
Finalmente, getTime coloca estes valores juntos em uma string com o formato comum que separa horas, minutos e segundos por dois pontos.
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Criar um programa simples de usar lo . Abra o arquivo main.cpp e escrever o seguinte programa para ele.
# Include # incluem " clock.h "
int main (int argc , char * const argv [ ,"] ) { relógio * clock = novo Clock (); std :: cout << relógio -> getTime (); return 0; }
Este programa muito simples cria um novo objeto relógio , obtém o tempo atual sistema a partir dele, e saídas de TI para a saída padrão . Finalmente ele retorna 0 para o sistema operacional, para informar o sistema operacional que o programa foi executado com êxito sem erros.