? Se o seu roteador sem fio foi " brilhou ", isso normalmente significa que ele foi atualizado com as mais recentes atualizações do fabricante do dispositivo. Piscando um roteador geralmente envolve o download de um programa para o computador, conectar o computador diretamente ao roteador com um cabo Ethernet e executar o programa baixado. É importante que nada interrompe o processo de piscar, porque você pode tornar um roteador inutilizável por não completamente a piscar -lo. Isso é chamado de " bricking " um roteador. Computador minúsculo
Um roteador sem fio é um pequeno computador com um microprocessador , memória e software. O hardware eo software são personalizados especificamente para redes com fio e sem fio. Por exemplo, o roteador sem fio possui antenas que você não encontraria em um computador típico. Ele também contém programas especializados que permitem o tráfego de rede de rotas e fornecer outros serviços, como um firewall.
Firmware
Quando você liga um roteador sem fio, ele botas apenas como um computador - mas em vez de iniciar o Windows, a maioria dos roteadores de boot para uma versão do sistema operacional Linux. Depois de um arranque bem sucedido , o sistema operacional inicia automaticamente a execução dos programas de roteamento incluídas com o dispositivo. O software do sistema operacional e outros programas que controlam o roteador geralmente são referidos como "firmware" porque eles são armazenados na memória flash em vez de um disco rígido mecânico.
Piscando um Router
O firmware em um roteador sem fio segue um ciclo de desenvolvimento semelhante à maioria dos programas de software. Na sequência de um lançamento inicial , o software é atualizado periodicamente para corrigir bugs e adicionar melhorias para fornecer funcionalidade adicional. Quando uma nova versão sai , os usuários precisam baixar e instalar a atualização. A instalação de uma nova versão do firmware em um roteador sem fio envolve substituir a versão antiga com a nova versão . Porque o firmware é armazenado na memória flash, este processo é chamado de " piscar " o router.
Terceiros Firmware
É possível a piscar um roteador com o terceiro firmware -party que substitui completamente o firmware fornecido pelo fabricante do roteador. Existem vários projetos de software livre ou open- source , como o DD-WRT e OpenWrt , que fornecem firmware do roteador sem fio para as marcas e modelos selecionados . Firmware de terceiros normalmente contém melhorias e recursos que aproveitam ao máximo as capacidades de um roteador sem fio comum - . Recursos que são habilitados somente no firmware do fabricante com roteadores mais caros