Wi -Fi é a freqüência de rádio que permite conexões de Internet sem fio , impressoras sem fio e outros dispositivos de computação para operar sem conexões diretas. O uso de Wi -Fi tem aumentado todos os anos desde a sua introdução no mercado comercial em 1999. No entanto, o desenvolvimento do Wi -Fi foi um processo cooperativo que levou mais de 20 anos para realizar. A Comissão Federal de Comunicações
Em 1985, a FCC tomou a decisão de permitir o uso de três faixas do espectro wireless que antes exigiam uma licença do governo . Isso abriu as freqüências de rádio que antes não estavam disponíveis para os empresários de comunicação. A FCC refere a estes como " bandas de lixo" e eram freqüências de rádio usadas anteriormente por equipamento não- comunicação que utilizou energia de rádio , tais como microondas . Sem essa mudança monumental em normas governamentais , o desenvolvimento do Wi -Fi nunca teria sido possível.
Um início lento
desenvolvedores iniciais como Proxim e Symbol criou seu próprio equipamento específico da empresa para redes locais que utilizaram as bandas recém-libertados . O maior problema com isso é que o equipamento de uma empresa não poderia se comunicar com equipamentos de outra empresa. Isto colocou severas restrições sobre as organizações que utilizam esses dispositivos porque trancou-os a comprar de um fornecedor particular. A falta de cooperação também foi um amortecedor grave na capacidade da tecnologia para crescer para uso no mercado de massa.
Ethernet Inspiração
O uso difundido de Ethernet tecnologia, uma conexão com fio , surgiu porque havia um padrão estabelecido para a comunicação. Empresas de comunicação perceberam que também precisava de um padrão semelhante para a tecnologia sem fio. Embora isso significasse mais concorrência entre os fornecedores , o padrão da indústria levou ao uso generalizado da tecnologia Wi -Fi que temos hoje .
Estabelecer um padrão
Em 1988, um engenheiro para NCR Corporation chamado Victor Hayes uniram-se com Bell Labs empregado Bruce Tuch e em contato com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) . O IEEE estabeleceu o padrão Ethernet. O comitê 802.11 foi criado e as empresas começaram a negociar o novo padrão . As negociações sobre o novo padrão não foram finalizados até 1997. Os padrões 802.11ae 802.11b originais eram tão complexos que mesmo que os engenheiros estavam lutando para criar equipamento compatível , ainda havia problemas de comunicação com os protótipos . Não foi até a Wireless Ethernet Compatibility Alliance ( WECA ) foi formada que equipamentos de diferentes empresas finalmente foi capaz de se comunicar uns com os outros .
A conexão da Apple
a fim de atingir o mercado de massa , as empresas precisavam de alguém para implementar a nova tecnologia e torná-lo popular. Apple Computer fez um acordo com a Lucent que iria incorporar a nova tecnologia em todos os seus laptops , se a empresa poderia entregar o produto a um preço razoável. Lucent veio através de sua parte no trato e Apple apresentou o novo cartão wireless na nova linha , em seguida, iBook , em 1999. Outros fabricantes de computadores foram rápidos em notar a nova tendência quente e adotou a nova tecnologia em seus laptops também.