O debate sobre a segurança de dispositivos sem fio, particularmente aquelas que usam campos electromagnéticos de radiofrequência , tem sido travada há décadas. Proponentes de dispositivos sem fio dizem que são completamente seguro, enquanto alguns estudos científicos parecem mostrar uma ligação perturbadora entre modems EMF sem fio e saúde issues.While mais estudos precisam ser conduzidos para uma resposta definitiva sobre o assunto , não parece haver alguma correlação entre os dispositivos sem fio EMF e condições de saúde física. Câncer
De acordo com um estudo conduzido por A. Shah e MP Coleman na edição de outubro 2007 o " British Journal of Cancer, " tem havido um aumento gradual do número de casos de leucemia infantil. Outros estudos , como o realizado por G. Theriault e CY Li e publicado no " Journal of Occupational Environmental Medicine " em setembro de 1997 mostrou uma ligação entre as frequências de EMF e aumento dos casos de câncer.
Enquanto estes estudos se concentram principalmente sobre os efeitos das linhas de alta tensão e as ondas EMF estes linhas de produção , os dispositivos domésticos, tais como modems sem fio usam a mesma tecnologia . A quantidade de EMF é, naturalmente diminuído nestes pequenos dispositivos, mas a exposição contínua poderia colocar em risco os seres humanos .
Alterações no Processo Cellular
Alguns estudos têm relacionado EMF acena para mudanças celulares reais ou mudanças no DNA dos seres humanos . H. e N.P. Lai O estudo de Singh publicado na " Environmental Perspective Saúde " maio 2004 indicou que havia um e , em alguns casos duas vertentes de danos ao DNA após a exposição a ondas de EMF .
A questão levantada por esses estudos é se ondas EMF agregado familiar pode causar a mesma reacção no interior do corpo humano . Alguns pesquisadores ainda acreditam que há um risco , especialmente se estes dispositivos são deixados continuamente dentro de casa.
Outras Doenças
Um estudo conduzido pelo Dr. Magda Havas publicado em " Medicina Biologia eletromagnética" , em 2006, concluiu que a eletricidade " sujo " , ou as ondas EMF produzidas por equipamentos e linhas de energia, poderia levar a um aumento da demência, diabetes , problemas cardíacos e esclerose múltipla.
neste estudo, Havas afirma que " os níveis de açúcar no sangue para alguns diabéticos responderam à quantidade de eletricidade suja em seu ambiente. diabéticos tipo 1 necessitam de menos insulina e diabéticos tipo 2 têm níveis mais baixos de açúcar no sangue em um ambiente eletromagnético limpo. indivíduos com diagnóstico de esclerose múltipla teve um melhor equilíbrio e menos tremores. Aqueles que exige uma bengala caminhava sem ajuda dentro de alguns dias ou semanas depois foram instalados filtros de linha em sua casa " .