Ambos WEP (Wired Equivalent Privacy) e WPA (Wi -Fi Protected Access) são códigos utilizados no Wi- Fi de programação para permitir acesso seguro de alta velocidade sem fio e móvel às redes. Antes do desenvolvimento do Wi-Fi, acesso existiu através de uma conexão com fio física para uma rede de área local. WEP foi a codificação original usado com o desenvolvimento das comunicações Wi -Fi gratuito. WPA é a versão mais recente do código de segurança desenvolvido por causa de falhas graves encontrados no protocolo WEP. Métodos de autenticação WEP
Métodos de autenticação para WEP são a autenticação de sistema aberto e autenticação de chave compartilhada . Autenticação Open System significa que não é necessário para uma WLAN ( wireless local area network) cliente para fornecer suas credenciais a um transmissor central ou receptor durante a autenticação. A autenticação de chave compartilhada usa um aperto de mão de quatro vias onde o emissor eo receptor fornecer uma comunicação de desafio-resposta antes de permitir o acesso.
Métodos de autenticação WPA
Métodos de autenticação para WPA é o Modo Empresa WPA e WPA PSK Mode ( Pre-Shared Key ) . O modo WPA empresarial requer um servidor para fornecer autenticação e usa um gerenciamento centralizado de nomes de usuário e senhas chamado RADIUS ( Remote Authentication Dial -In User Service ) protocolos para autenticação e distribuição de chaves . Modo PSK WPA funciona sem um servidor de autenticação e usa segredo compartilhado para autenticação. Segredo compartilhado é uma cadeia de texto usada como uma senha entre duas máquinas com o protocolo RADIUS.
WEP Questões de Segurança
Por causa dos altos custos administrativos de manutenção de um compartilhado chave WEP , muitas redes sem fio têm WEP desativado. Com a autenticação de chave compartilhada , as senhas podem em breve se tornar de conhecimento público , anulando qualquer segurança. Por exemplo , se um funcionário responsável pela manutenção da chave WEP compartilhada sai de uma empresa , essa chave pode ir com ele e não é mais privado para a empresa. Qualquer 802.11 Network Interface Card pode usar a chave compartilhada , uma vez que é conhecido.
WPA Questões de Segurança
Embora WPA melhorou muitas áreas de falhas de segurança encontradas no sistema WEP , o seu modo PSK é vulnerável às mesmas infrações de segurança como qualquer outro sistema de senha compartilhada . Modo PSK também tem dificuldades de gestão na remoção de um usuário , uma vez que eles têm acesso à senha . A desvantagem do modo Enterprise do WPA é que ele requer um servidor RADIUS , o que não é algo que um usuário doméstico teria.