? Muitas residências e locais públicos têm uma ligação à Internet de banda larga ligado a um roteador sem fio ou Wi -Fi gratuito. O roteador Wi -Fi transmite um sinal de rádio de baixa potência que permite que os computadores nas proximidades autorizados e outros dispositivos para acessar a outras redes de computadores e Internet . Alguns sinais Wi-Fi , no entanto, são criptografados ou conter outros recursos de segurança , de modo que a ligação a um hotspot wireless pode exigir coordenação com o proprietário ou um pagamento eletrônico. Como Wi- Fi funciona
Wi -Fi é um conjunto de tecnologias intimamente relacionadas que permitem computadores para se comunicar e redes de acesso mais de sinais de rádio de curto alcance , sem a necessidade de utilizar cabos Ethernet ou outros fios. Em um arranjo típico , um roteador sem fio será conectado a um modem de banda larga que permite o acesso à Internet via DSL ou cabo. O roteador sem fio transmite um sinal sem fio que pode ser acessado por outros computadores e serve como um ponto de acesso para a conexão com a internet .
Acessando o Access Point
Conexão à sinal sem fio requer um adaptador que pode interagir com ele. Um adaptador sem fio é um pequeno dispositivo que contém uma antena e circuitos de rádio digital que transmitir e receber dados , e uma interface que permite que o adaptador para o computador. Um adaptador sem fio pode ser externa - entupimento -in via USB ou ExpressCard - ou interno , que é instalado de forma permanente no computador. Se o seu adaptador é interno ou externo , deve ser capaz de detectar redes próximas , desde que os sinais são suficientemente fortes .
Tipos de adaptadores
sem fio roteadores podem operar de acordo com um ou vários protocolos intimamente relacionados . O mais antigo protocolo Wi -Fi é formalmente conhecido como 802.11b . Foi seguido em meados dos anos 2000 pelo 802.11g mais rápido e , em seguida, por 802.11n . O protocolo 802.11a menos popular é usado principalmente em empresas e universidades. O ponto-chave é que os adaptadores para tecnologias sem fio mais antigos podem não ser compatíveis com as tecnologias mais recentes . Interno ou externo , por exemplo, adaptadores mais velhos "b" pode não ser capaz de detectar redes que operam com o mais recente "g" ou tecnologias de "n" . Adaptadores "G" pode não detectar "a" redes. Conectando-se a uma rede sem fio requer um adaptador que seja compatível com o tipo de rede local.
Criptografia e Segurança
Os riscos de espionagem e pirataria, e uma preocupação geral de privacidade , motivar muitos proprietários e administradores de hotspots para colocar uma "chave" de criptografia em sua rede. Esta chave impede que pessoas não autorizadas se conectar à rede , ou ler os dados transmitidos nele. Se o seu adaptador Wi -Fi relata segurança WEP ou WPA no sinal , significa que a rede usa uma chave de criptografia . Enquanto isso protege a privacidade do usuário , isso significa que você vai precisar de pedir a chave de senha do administrador. Se por qualquer motivo você não é dado a chave , você não será capaz de acessar a rede.
Controle de Acesso
Muitos locais comerciais , como hotéis , aeroportos ou restaurantes , restringir o seu sinal de internet sem fio para os clientes verificados , ou mesmo gerar receita com a venda de acesso a ele. Mesmo um hotspot sem uma chave de criptografia pode restringi-lo a um " jardim murado ", incapaz de navegar na Internet normal até que você digitar uma senha de autorização. Os clientes ou outros usuários autorizados muitas vezes pode solicitar a senha de uma recepção ou empregado .
Acesso Comercial Wi -Fi
vendido por assinatura exige um pagamento de cartão de crédito . Estes serviços permitem que usuários em potencial para se conectar à rede em si , mas eles não permitem o acesso à Internet até que o pagamento é concluído.