Segurança de rede tem duas componentes principais, confidencialidade e controle de acesso . A confidencialidade garante que a informação não pode ser visto por pessoas não autorizadas. O controle de acesso garante que somente usuários autorizados possam ter acesso à rede. Ambos com fio e redes sem fio têm diferentes implementações destes. Confidencialidade sem fio
Fazer uma cópia não autorizada de pacotes na rede permite que um invasor violar a confidencialidade. As redes sem fio transmitir pacotes em ondas de rádio que podem ser recebidos por qualquer pessoa. As redes sem fio deve criptografar os pacotes para mantê-los seguros. Wired Equivalent Privacy ou WEP, pode ser facilmente quebrado e deve ser evitado. Wi- Fi Protected Access ou WPA , é muito superior ao WEP e deve ser usado sempre que possível.
Fios Confidencialidade
Um intruso deve ter acesso físico a um fio rede , a fim de copiar as informações da rede. Os controles de acesso são geralmente bom o suficiente para evitar a espionagem não autorizada de pacotes em uma rede com fio. A criptografia é possível, mas com menos frequência usado em redes cabeadas.
Wireless Access Controls
As redes sem fio exigem que o usuário saiba o nome da rede, chamado o Service Set Identifier ou SSID ea senha WPA . Se a senha WPA é mantida em segredo , os usuários não autorizados não podem ter acesso à rede.
Wired Controles de Acesso
Acesso não autorizado a redes com fio pode ter controles adicionais usando IEEE 802.1x Port-Based Network Access Control . Isso exige que o usuário digite uma senha quando um computador está fisicamente conectado à rede. É possível usar o 802.1x em redes sem fio , mas não é uma prática comum.