Wired Equivalent Privacy ou WEP , é uma técnica de criptografia projetado para proteger o fluxo de dados em redes sem fio , e foi uma das primeiras tentativas de fazê-lo. Outro protocolo de segurança de rede sem fio é o acesso protegido Wi-Fi, ou WPA. Esta rotina de criptografia de dados é mais recente e mais sofisticado. Ambos WEP e WPA restringir o acesso através da rede sem fio via senhas para apenas dispositivos aprovados. Transmissão sem fio de dados
Um roteador sem fio , portátil cartão Wi -Fi ou outra interface sem fio é essencialmente um rádio que envia dados a uma freqüência muito maior e taxa de um rádio FM comum. Um roteador sem fio pode normalmente receber e transmitir a partir de vários dispositivos dentro da mesma rede . . Os dados podem ser interceptados e lidos por qualquer pessoa dentro do alcance , a menos que ele está protegido por uma rotina de criptografia WEP
senhas
O protocolo Wired Equivalent usa um 64 - ou 128 - esquema de senha bit . Cada letra ou número inserido na interface de configuração ocupa oito bits de informação , fazendo com que uma senha de 13 caracteres adicionar até 104 bits. O programa WEP seguida, adiciona mais 24 bits de dados , chamado o vector de inicialização , para um total de 128 bits da chave de encriptação . O contato inicial entre dispositivos equipados com WEP requer a chave completa, após o qual os "extras" de 24 bits são usados como um atalho digital, permitindo a conexão sem fio para manter a si mesmo usando apenas uma parte do código total.
WEP cortado facilmente
Desde o vetor de inicialização WEP nunca muda, um hacker monitorando a rede sem fio pode " amostra " da transmissão e usar um programa como o Backtrack para ajudar a quebrar o código. Uma senha de cinco dígitos pode ser selecionado para criptografia de 64 bits , mas esta oferece o menor nível de protecção senha. A senha de 13 caracteres de 128 bits oferece um pouco de segurança adicional , uma vez mais dígitos oferecer um maior número de combinações que devem ser julgados por um hacker para entrar, mas isso ainda não é muito seguro .
senhas WPA
Um padrão de comunicação para dispositivos sem fio ainda estava em obras quando WEP veio em cena , de modo a conectividade entre várias marcas e versões de equipamento pode ser difícil de configurar usando WEP. WPA resolve este problema como um protocolo mais recente, uma vez que está em conformidade com o padrão de segurança Wi- Fi Alliance Consortium . WPA permite um vetor de inicialização de rotação em vez de um estático como WEP. Algumas 500 trilhões de combinações são possíveis com chave de senha WPA, o que torna muito mais difícil de decifrar. Em julho de 2011 , todos os equipamentos sem fio emprega agora o WPA ou WPA2 padrão para codificação de segurança.
WPA ainda vulnerável
hackers determinado pode entrar em quase todos os sistemas dado o suficiente tempo, e WPA não está imune a um compromisso. Programas para download "underground" como Kismet e Aircrack dar as ferramentas de hacker para penetrar uma rede WPA- equipado dado tempo suficiente. Uma busca dicionário permitirá que o acesso ilegal muito mais rapidamente para senhas comuns , entradas para incomuns são sugeridas, com uma mistura de caracteres e números especiais , para torná-lo mais difícil para um hacker. No entanto, o esquema de senha WPA também incorpora códigos de hardware do dispositivo DSL ou roteador sem fio , de modo que uma combinação de hardware e este código de uma boa senha fornecer a melhor protecção .