? DSR significa Dynamic Source Routing eo protocolo DSR é um conjunto de regras formais projetados especificamente para uso em redes sem fio ad hoc. Redes sem fio ad hoc são aqueles em que os dispositivos sem fio se comunicam diretamente uns com os outros e não retransmitir em infraestrutura de rede pré-existente , como pontos de acesso sem fio. Nós da rede
Usando DSR , cada dispositivo endereçável , ou nó , descobre dinamicamente uma rota de origem através de múltiplas transmissões ponto -a-ponto , ou saltos , para qualquer destino na rede sem fio . Os nós da rede cooperar , através do encaminhamento de unidades de dados , conhecidos como pacotes , de um nó para o outro, de modo que mesmo nós que não são diretamente no alcance de transmissão sem fio do outro pode se comunicar através de múltiplos saltos.
topologia
o layout físico, ou topologia, de redes sem fio ad hoc , muitas vezes muda rapidamente como nós entrar ou sair da rede. O número ou seqüência de saltos entre um nó e outro pode mudar a qualquer momento - como condições de transporte pode, como interferência - mas todos roteamento é determinado automaticamente e mantido pelo protocolo DSR
.
rota descoberta e Manutenção Route
O protocolo DSR emprega dois mecanismos , conhecidos como a descoberta de rotas e manutenção de rota , que trabalham em conjunto para permitir a descoberta e manutenção de rotas de origem através de uma rede ad hoc. Se um nó de rede deseja enviar um pacote para outro e não já sabe a rota para o destino , ele usa a descoberta de rota . Se o nó de rede já conhece uma rota para o destino , pode utilizar manutenção rota para determinar se a topologia de rede tenha mudado - se uma das ligações que formam o percurso até ao destino é para baixo , por exemplo, - de tal forma que o percurso não é mais válido . Ambos os mecanismos funcionam totalmente na demanda , de modo que os pacotes de roteamento são apenas enviados através da rede se DSR precisa reagir a alterações nas rotas em uso atualmente.
Prós e Contras
a principal vantagem do DSR é que as rotas só são mantidos entre os nós que precisam se comunicar , o que reduz as despesas gerais de manutenção de rota. Nós intermediários ao longo de uma rota pode manter pequenas memórias rápidas , ou caches , rotas de usados com freqüência , o que reduz ainda mais as despesas gerais e pode resultar em múltiplas rotas para um destino a partir de apenas uma única descoberta de rota . No lado negativo , cada pacote de dados enviado utilizando o protocolo DSR contém o completo , lista de nós por meio do qual o pacote tem de passar no seu cabeçalho ordenada , de modo que , quanto maior for o percurso através da rede , maior o tamanho do cabeçalho do pacote .