Nas redes de computadores, o binário é o idioma fundamental usado para representar e transmitir todos os dados. Tudo - de mensagens de texto e imagens a páginas da Web e fluxos de vídeo - é traduzido em uma sequência de 0s e 1s (dígitos ou bits binários) antes de ser enviado pela rede. Aqui está um colapso de seus usos:
*
Representação de dados: Todos os dados, independentemente do seu tipo, são representados digitalmente usando o binário. Personagens, números, imagens, áudio e vídeo são todos codificados em cordas binárias. Diferentes esquemas de codificação (como ASCII, Unicode e vários codecs de imagem/vídeo) definem como esses tipos de dados são mapeados para o binário.
*
Endereços IP: Todo dispositivo conectado a uma rede possui um endereço IP exclusivo, que é um rótulo numérico expresso em binário (embora geralmente mostrado em notação pontilhada decimal para a legibilidade humana). Os roteadores usam esses endereços binários para direcionar pacotes de dados para seus destinos corretos.
*
Endereços Mac: Os endereços de controle de acesso à mídia (MAC) são identificadores físicos exclusivos atribuídos às interfaces de rede. Eles também estão representados em dispositivos binários, permitindo que se comuniquem diretamente em um segmento de rede local.
*
Protocolos de rede: Protocolos de rede, como o TCP/IP, ditam como os dados são embalados, endereçados e transmitidos em uma rede. Esses protocolos dependem muito do binário para definir estruturas de pacotes, sinalizadores de controle e outros parâmetros de comunicação. As regras de como os dados são enviados e recebidos são todos codificados em binário.
*
Comutação de pacotes: Os dados são divididos em unidades menores chamadas pacotes antes da transmissão. Cada pacote contém informações binárias, incluindo seu endereço de destino, número de sequência e carga útil de dados real. Os roteadores usam informações binárias em cabeçalhos de pacotes para rotear esses pacotes com eficiência.
*
Transmissão de sinal: Na camada física da rede, o binário é traduzido em sinais elétricos ou ópticos. Um pulso de alta tensão ou luz representa um '1' e uma tensão baixa ou nenhum pulso representa um '0'. Isso permite que os dados sejam transmitidos por cabos, fibra óptica ou canais sem fio.
Em essência, o binário é a linguagem subjacente na qual toda a comunicação de rede é construída. Sem ele, não haveria como computadores e dispositivos trocarem informações.