Há uma variedade de redes de computadores que promovem o upload e download de arquivos e informações . O processo de recuperação ou fornecer essas informações é chamado de compartilhamento de arquivos. O compartilhamento de arquivos já existe em sua forma atual desde os anos 1990 , e tem sido alvo de processos judiciais por empresas de mídia , devido a questões de direitos autorais . Além disso, sites de compartilhamento de arquivos representam um risco para a segurança de uma rede ou de um computador devido a vírus e malware. Função
compartilhamento de arquivos usa uma rede para permitir o upload e download de vários arquivos de computador. Esta rede é geralmente baseado no modelo peer-to -peer , em que os arquivos são colocados em computadores pessoais que funcionam como servidores para fazer upload de arquivos para outros usuários que estão baixando essa informação. As redes peer-to -peer , muitas vezes fornecer incentivos aos seus usuários para se envolver tanto no processo de download e upload em um esforço para manter um catálogo maior de arquivos na mão. Este processo é diferente do comércio de arquivos , no qual os arquivos que são baixados por um usuário deve ser trocado por arquivos os envios de usuários.
Tipos
compartilhamento de arquivos vem em muitos formatos . O sistema cliente-servidor utiliza um sistema de servidor centralizado que controla o tráfego de usuários . Os diretórios de arquivos compartilhados são categorizados e atualizados quanto tempo os usuários diante. Os usuários enviam mensagens para o servidor central solicitando um determinado arquivo eo servidor responde enviando uma lista de colegas que possuem os arquivos, e os usuários podem fazer o download da informação.
Redes descentralizadas permitem uma série de nós para ser posta em prática , com os nós de maior capacidade agindo como índices para pesquisas . Isto permite a redes maiores , sem um servidor central.
Anônimos peer- to-peer redes de tráfego direto através de uma série de clientes proxy , essencialmente funcionar como nós de índice . Isto permite aos usuários manter um certo nível de anonimato , bem como se conectar a outros usuários específicos sem enviar uma mensagem por toda a web.
Serviços de streaming estão rapidamente se tornando o método preferido de compartilhamento de arquivos, pois possibilitam fluxos de informação a ser enviada. Em vez de servidores ou nós de uma estrutura em rede, os fluxos de informação pode ser utilizada em tempo real . Estes são populares para o rádio e uso de TV.
História
A primeira rede de compartilhamento de arquivo global posto em prática foi USENET . Grupos iria fazer upload de arquivos para um posto específico e todos os membros desse grupo poderia baixar esse arquivo. Este contou com pessoas que solicitam arquivos específicos de seus pares , a fim de baixá-los.
A próxima grande rede de compartilhamento de arquivos era Napster, que se baseava em um sistema cliente-servidor para transferir arquivos. Inicialmente um serviço gratuito, a empresa enfrentou dificuldades legais devido a questões de direitos autorais e mudou para um serviço pago em 2002.
As modernas redes peer-to -peer são dominados por serviços de streaming e BitTorrent, bem como algumas redes descentralizadas , como FastTrack e Ares Galaxy .
Significado
compartilhamento de arquivos se espalhou pelo mundo , propagada por uso da Internet de alta velocidade. As redes peer-to -peer têm estimulado um debate sobre a legalidade de compartilhamento protegido por direitos autorais de áudio e conteúdo visual e seus efeitos sobre diferentes indústrias.
A indústria da música tem sido duramente atingidos , como a troca de arquivos pequenos , tais como músicas e álbuns permitidos para os usuários a recuperar as informações que eles estavam procurando em um tempo muito curto e com um custo mínimo . As gravadoras começaram a combater isso com sites de download legais em que um usuário pode pagar uma pequena taxa para baixar músicas e álbuns .
As indústrias de cinema e TV também têm ajustado seus modelos de negócio , permitindo o acesso a streaming de filmes e programas de TV , em um esforço para limitar a quantidade de violação que ocorre .
Aviso
o uso de redes de compartilhamento de arquivos também vem com uma variedade de riscos geralmente associados com a Internet . Muitos arquivos podem ser erroneamente ou intencionalmente escondido , a fim de infectar a rede ou um computador individual com spywares, malwares , trojans ou vírus.
Além disso, muitas ações judiciais ter se originado a partir do uso de redes peer-to -peer . A indústria da música , em especial, lançou processos contra usuários e redes , a fim de impedir a violação ilegal de direitos autorais.