Uma quantidade enorme de dados são enviados em todo o mundo todos os dias , e é transportado através de uma vasta infra-estrutura de cabeamento de telecomunicações. Existem vários tipos de cabos , cada um com uma finalidade específica. A maioria desses cabos que você nunca vai ver , a menos que você é um técnico de cabo. 2 -Pair
Cabo de telefone é feito de dois pares de fios de cobre que são torcidos juntos para evitar interferências. Os pares são enrolado num plástico para formar o cabo que você vê. Estes fios são apenas para dados de voz básica de telefonia.
4 pares
Os cabos mais comuns são feitos de quatro fios de cobre trançados , que são então embalados juntos. Estes são cabos Cat5 ou Cat6 , que define sua taxa de transferência de dados. Estes são mais frequentemente usadas na parede e, como cabos de transmissão a partir da parede para um dispositivo de rede . Elas são para voz ou dados e estão substituindo os cabos de 2 pares em edifícios comerciais .
25 pares
cabos de 25 pares tem 50 fios de cobre emparelhado off e torcida como cabos de 8 par . Estes são principalmente cabos de backbone que rodam a partir do ponto de demarcação , o local onde utilitários entrar em um edifício, para um dispositivo de distribuição. Cabos de 25 pares também podem ser agrupados para fazer super- pacotes , variando de 100 pares de feixes 1600- par .
Cabo Coaxial
cabo coaxial , o mesmo tipo que transporta a televisão por cabo , é também utilizado para a transferência de dados . Muitas empresas de cabo já oferecem serviços de Internet , bem como serviço de telefone, utilizando serviços de voz sobre IP (VoIP) . Coax é um fio de cobre que é envolto em camadas de isolamento e blindagem para proteger da interferência.
Fibra Óptica
O único cabo para não usar o cobre, cabos de fibra óptica são finos fios de vidro ou de plástico , que transmitem dados via pulsos de luz . Cabos de fibra óptica são usados quase exclusivamente como cabeamento de backbone , devido ao custo e necessário experiência para instalar. Algumas empresas de Internet têm criado cabos de fibra óptica para redes domésticas , oferecendo aos consumidores um serviço de Internet de altíssima velocidade .